50 escolas da capital de São Paulo e 3.000 alunos serão beneficiados com novo projeto de musicalização

São Paulo

12.02.2026

50 escolas da capital de São Paulo e 3.000 alunos serão beneficiados com novo projeto de musicalização
Iniciativa será implementada neste primeiro bimestre e é fruto de uma parceria entre a Seduc-SP, o maestro João Carlos Martins e a Fundação Bachiana e a Somos Educação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Fundação Bachiana e a SOMOS Educação lançaram nesta quinta-feira (12), em evento na Casa Caetano de Campos, um projeto inédito de musicalização infantil com metodologia do maestro João Carlos Martins. A expectativa é que professores de 50 escolas estaduais da capital paulista passarão por formação para ministrar aulas para 3.000 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental já a partir deste mês de fevereiro. 

A cerimônia na sede da Educação, na praça da República, teve presença do secretário Renato Feder, do maestro João Carlos Martins e de Flávia Bravin, Sócia e Diretora Sr. de Negócios B2G da Cogna

O projeto prevê que a música deve ser usada como uma aliada na aprendizagem dos alunos da rede pública. Ao considerar essa arte como uma  ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, o maestro, em conjunto com o seu parceiro de trabalho Eduardo Maueski e a equipe editorial da SOMOS organizaram aulas on-line que promovem simultaneamente o ritmo, coordenação, linguagem e memória dos estudantes, com o uso de recursos já disponíveis em sala de aula, como papéis, lápis e carteiras, por exemplo.

“O meu desejo é realizar o sonho do nosso compositor maior, Heitor Villa-Lobos, que sempre desejou fechar o Brasil em forma de coração através da música, desde a infância. Hoje, com os recursos tecnológicos, a nossa metodologia está preparada para realizar este sonho”, ressalta o Maestro João Carlos Martins

Diogo Canhadas, assessor da Diretoria de Modalidades da Seduc-SP,  destaca que o projeto foi criado para contemplar diferentes perfis de estudantes, classificados em quatro categorias: apreciadores em potencial, entusiastas (música como hobby), aspirantes à carreira musical e os "diamantes a serem lapidados". A expectativa é que a partir da introdução à música já no início da idade escolar que alunos do 5º ano, por exemplo, tenham conhecimento para ler uma partitura. 

As crianças desenvolvem, ao mesmo tempo, o raciocínio musical e matemático. “Antes de chegar à Seduc-SP, a iniciativa foi desenvolvida como projeto-piloto pelo maestro e resultados mostram que 60% dos alunos atendidos voltavam para casa contando às famílias sobre o que aprenderam”, conta Canhadas.

A metodologia tem foco no desenvolvimento de competências que melhoram a concentração, estimulam a criatividade e facilitam a socialização, com avanços cognitivos em áreas como motor, emocional e acadêmico.

​​"Esta parceria estratégica com um dos maiores nomes da música brasileira une a genialidade de João Carlos Martins, o ​​know-how​​ pedagógico da SOMOS Educação e os esforços da Secretaria de Educação para superar barreiras de infraestrutura e capacitação. É uma ​​solução de musicalização inovadora, sustentável e de alta qualidade que pode transformar a vida de milhares de alunos das escolas públicas de São Paulo, o que ​​reforça​​ nosso papel como o ​​one stop partner​​ ​​da educação básica", ressalta Guilherme Mélega, vice-presidente de negócios Criança e Adolescentes da Cogna, empresa que detém a Somos Educação.

A formação para os professores acontecerá de acordo com o cronograma de cada escola. Esses docentes podem ser professores de arte ou mesmo os pedagogos que atuam nas salas de anos iniciais do Ensino Fundamental, com crianças de 6 a 10 anos de idade.

Além do uso de materiais escolares e impressos para as aulas de musicalização, a parceria também prevê a distribuição de materiais Os professores também terão à disposição o Plurall, plataforma digital educacional da SOMOS Educação, com vídeos e conteúdos complementares, garantindo o suporte contínuo aos educadores na aplicação da metodologia.

O projeto também atua diretamente em competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular, com foco nos Anos Iniciais e nas práticas de linguagem. O sistema atende a cinco habilidades da área de Arte, na unidade temática Música:
 

  • identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical; 
  • perceber e explorar os elementos constitutivos da música; 
  • explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo, na natureza e em objetos cotidianos; 
  • explorar diferentes formas de registro musical não convencional, bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual; 
  • experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias. 

 

A Música Venceu 

Outro projeto idealizado pelo maestro João Carlos Martins, por meio da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, já impactou a vida dos estudantes da rede estadual. Com mais de dez anos de existência,  a iniciativa chamada “A Música Venceu”, promove inclusão social e musicalização, por meio de aulas gratuitas de instrumentos clássicos e canto, para crianças e jovens da rede pública de ensino no Alto Tietê. 

Entre os jovens que já passaram pelo projeto está Kauã Lopes de Carvalho, de 19 anos de idade,  ex-aluno da Escola Estadual Jussara Feitosa Domschke, localizada em Suzano.  Participante do projeto há nove anos, seu primeiro contato com a música foi ainda no Ensino Fundamental, por influência do irmão mais velho, que também é músico. 

O jovem conta como o projeto contribuiu para sua trajetória pessoal e profissional: “O projeto contribuiu na minha vida disciplinar, me ajudando muito na escola, mas também fez eu me decidir que queria levar a música como uma profissão. Aprendi muito com o projeto e toda a minha evolução técnica foi graças ao meu professor Cassiano Sampaio, que atua no projeto”. 

Ele também explica que escolheu o violoncelo como seu instrumento de trabalho e hoje dá aulas de música, toca em eventos e sonha em integrar uma orquestra sinfônica de renome. “O meu maior sonho é poder me estabelecer em uma orquestra sinfônica, evoluir cada dia mais e passar o resto da minha vida tocando o meu instrumento” relata o jovem músico.

Confira, abaixo, as escolas estaduais que receberão o projeto de musicalização na capital paulista neste ano:

Unidade Regional de Ensino

Escola

Quantidade de alunos

Centro Oeste

EE Ludovina Credidio Peixoto

28

Centro Oeste

EE Doutor Edmundo de Carvalho

55

Centro Oeste

EE Alfredo Bresser

27

Centro Oeste

EE Doutor José Américo de Almeida

51

Centro Oeste

EE Almirante Barroso

88

Centro Oeste

EE Alfredo Paulino

62

Centro Oeste

EE Professora Marina Cerqueira César

35

Centro Sul

EE Brasílio Machado

56

Centro Sul

EE Professor Oswaldo Guerner Gonzalez

69

Centro Sul

EE Oswaldo Cruz

61

Centro Sul

EE Doutor Álvaro de Souza Lima

64

Centro Sul

EE Coronel Raul Humaitá Villa Nova

66

Centro Sul

EE Professor Pedro Voss

48

Centro Sul

EE João Firmino de Campos

88

Centro Sul

EE Júlio de Mesquita Filho

61

Centro Sul

EE Professor Demosthenes Marques

186

Centro Sul

EE Pandiá Calógeras

66

Centro Sul

EE Professora Mildre Alvares Biaggi

31

Centro Sul

EE Professora Annita Atalla

65

Centro Sul

EE Henrique de Souza Filho - Henfil

60

Centro Sul

EE Rodrigues Alves

53

Centro Sul

EE Caetano de Campos

87

Centro Sul

EE Professora Carolina Augusta da Costa Galvão

77

Centro Sul

EE Marechal Floriano

89

Centro Sul

EE República do Paraguai

39

Centro Sul

EE Professora Maria Odila Guimarães Bueno

60

Centro Sul

EE Deputado Rubens do Amaral

61

Centro Sul

EE Armando Araújo

68

Centro Sul

EE Seminário Nossa Senhora da Glória

65

Centro Sul

EE Professora Mildre Álvares Biaggi

31

Centro Sul

EE Professor Gomes Cardim

66

Leste 5

EE Professor Paulo Monte Serrat

54

Leste 5

EE Professor Alvino Bittencourt

55

Leste 5

EE Maria Prestes Maia

58

Leste 5

EE Professor André Xavier Gallicho

33

Leste 5

EE Professora Julieta Nogueira Rinaldi

44

Leste 5

EE Professor Theodoro de Moraes

50

Leste 5

EE Doutor Antônio de Queiroz Telles

59

Leste 5

EE Domingos Faustino Sarmiento

65

Leste 5

EE Duque de Caxias

79

Leste 5

EE Professora Beatriz do Rozário Bassi Astorino

61

Leste 5

EE Deputado Joaquim Gouveia Franco Junior

58

Leste 5

EE Professor João Clímaco

51

Leste 5

EE Doutor Joy Arruda

59

Leste 5

EE Nagib Izar

60

Leste 5

EE Comendador Guilherme Giorgi

60

Leste 5

EE Guerino Raso

60

Leste 5

EE Professora Julieta Nogueira Rinaldi

44

Leste 5

EE Frederico Vergueiro Steidel

59

 

Sobre a SOMOS Educação
 

A SOMOS Educação é uma das principais organizações educacionais do mundo que atende ao mercado B2B da Educação Básica. A marca posiciona-se como uma one stop partner, oferecendo às escolas de todo o país uma plataforma completamente integrada de soluções e serviços de tecnologia para a educação, soluções educacionais que unem a ciência a favor da educação, além de serviços digitais que apoiam o processo de gestão da escola, unindo ciência a favor da educação, com o objetivo de trazer inovação e apoiar a transformação digital das instituições escolares.