Alagoas encerra Jogos da Juventude com 15 medalhas, mais que o dobro de 2024

Alagoas

29.09.2025

Alagoas encerrou os Jogos da Juventude, em Brasília, com 15 medalhas, quantitativo que é mais que o dobro das conquistas da edição 2024 dos jogos, quando o estado trouxe para casa sete medalhas.

As conquistas foram nas modalidades atletismo (1 ouro e 1 bronze), basquete (1 ouro e 1 prata), ginástica rítmica (3 ouros e 1 bronze), handebol (2 ouros), natação- águas abertas (1 bronze), voleibol (1 bronze), taekwondo (1 bronze) e badminton (1 ouro e 1 bronze).

Além disso, as conquistas fizeram com que o estado subisse da terceira para a segunda divisão no basquete e da segunda para a primeira divisão no handebol. O estado também teve conquistas inéditas no taekwondo e natação-águas abertas e, pela primeira vez, teve duas medalhas no atletismo.

O chefe da delegação alagoana, professor Paulo Buarque, faz um balanço do desempenho do estado nos jogos.

“A sensação é de gratidão e dever cumprido. Mais que dobramos o número de medalhas em comparação com o ano de 2024. Conseguimos quatro acessos para divisões mais altas no basquete e no handebol. E todos deram o melhor de si para representar Alagoas. Tenho muito orgulho de todos que se dedicaram para chegarmos onde chegamos, pois entendem que o desporto escolar é um instrumento de transformação social. E tudo isso só foi possível graças ao apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e na pessoa da secretária Roseane Vasconcelos”, disse Paulo.

A delegação viajou para Brasília com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, que custeou as passagens.

 

Conquistas

Deyvid Figueredo e Luiz Guilherme Gomes Ferreira são, respectivamente, técnico e atleta das seleções feminina e masculina de handebol que foram ouro da segunda divisão dos Jogos. Eles avaliam o peso da conquista.

“Estamos muito felizes. Depois de um ano de muito trabalho e resiliência, devolvemos Alagoas ao maior patamar do handebol nos Jogos. Essa mesma equipe já havia sido ouro nos Jogos Escolares Brasileiros de 2024 e vice-campeã sul-americana. Seguiremos firmes em 2026”, afirmou Deyvid, que treinou um grupo formado por atletas dos colégios Santa Úrsula e Contato.

Já Luiz Guilherme foi convocado para a seleção alagoana dos jogos após ser ouro na etapa regional e prata na etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) com a Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió. Também integraram a seleção atletas dos colégios Dinâmico e Contato, este último campeão do Jeal no handebol masculino.

“Foi uma experiência marcante para mim, pois este foi o meu último ano nos Jogos. A competição foi extraordinária: entramos em quadra com grande determinação e esforço. Vencemos os dois primeiros jogos, ambos contra o Rio de Janeiro. Apesar de termos sofrido uma derrota, conseguimos chegar à semifinal contra a equipe de Goiás, onde saímos vitoriosos. Na final, enfrentamos novamente o Rio de Janeiro e nossa equipe demonstrou ainda mais garra e vontade de vencer, focando unicamente na vitória. Conquistamos o jogo, um resultado essencial para que Alagoas alcançasse a classificação para uma divisão superior. Assim, alcançamos a primeira divisão e trouxemos a medalha de ouro para Alagoas”, comemorou Luiz Guilherme, que está na 3ª série do ensino médio.

Quadro de medalhas

Confira abaixo o quadro completo das medalhas de Alagoas nos Jogos da Juventude:

Atletismo :  ouro  com Johnata Vinicius da Silva Moura (Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, de Maceió), nos 110 metros com barreiras e  bronze com Weslayne Farias de Aquino (Escola Estadual Onélia Campelo, também da capital) no pentatlo;

Badminton: ouro com Ruan Lucas Sabino Santos, do Centro Educacional de Coruripe  no individual e bronze na dupla Ruan Lucas e Kaick Albuquerque de Lima do Colégio D’Lins;

Basquete: ouro com a seleção feminina composta por atletas dos colégios São José, Madalena Sofia, Sacramento e Anchieta; e prata com a masculina com equipe formada por atletas dos colégios Padrão, Anchieta, Saint Germain, Montessori,

Mulitvisão e Sacramento;

Ginástica Rítmica: ouro por equipe com as ginastas Maria Fernanda Fausto (Colégio Santa Úrsula), Betina Campello (Colégio Madalena Sofia) e  Maria Eduarda Sousa (Colégio Marista) e ouro no individual geral, ouro e bronze nos aparelhos maças e

bola para Maria Fernanda Fausto;

Handebol: ouro com as seleções masculina e feminina, formada por atletas dos colégios Santa Úrsula, Contato, Dinâmico e Escola Estadual Margarez Lacet.

Natação: bronze nas Águas Abertas – competição ao ar livre – com o estudante Felipe Araújo, do Colégio Sacramento;

Taekwondo: bronze com Gabriela Monteiro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Santana do Ipanema;

Voleibol: bronze com a seleção masculina formada por atletas dos colégios Montessori, Sacramento e Ifal  Campus Piranhas.

Ana Paula Lins/Ascom Seduc/ Foto: Aberlardo Mendes Jr/ Gabriel Heusi/ Wagner Araújo/ Washington Alves- Comitê Olímpico do Brasil (COB)