Aprendizado logístico na prática impulsiona alunos da EE Maria de Lourdes Toledo Areias

Mato Grosso do Sul

28.11.2025

Saber cozinhar proporciona maior independência e exercita a criatividade. E para quem busca profissionalização, um curso prático abre portas para um mercado de trabalho aquecido, com oportunidades em restaurantes, eventos ou no próprio negócio.

Com essa inspiração, a Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Toledo Areias, em Campo Grande, promoveu uma aula experimental que uniu culinária e logística em uma experiência dinâmica e interdisciplinar.

A atividade integra o Curso Técnico em Logística, ofertado em parceria com o Murano Buffet, e envolveu 42 estudantes do 1º ano e 2º ano do Ensino Médio.

O objetivo foi aproximar os alunos dos processos produtivos reais, do planejamento à execução, reforçando competências profissionais essenciais e ampliando o interesse pela gastronomia.

 

Logística da compra à entrega

Em aula conduzida pelos professores Eder Ramão e Felipy Simas, foram apresentados conceitos logísticos por meio da produção de pizza.

Os estudantes vivenciaram todas as etapas do processo:

• Controle de estoque;

• Montagem da linha de produção;

• Aquisição e organização dos insumos;

• Preparação e separação dos ingredientes;

• Distribuição do produto final.

Cada grupo assumiu uma função, simulando a cadeia logística real de fluxo de trabalho, divisão de tarefas, controle de qualidade e comunicação eficiente.

 

Aprendizagem significativa

A escolha da pizza foi estratégica por ser um alimento popular e versátil. Na prática, despertou o interesse dos alunos e tornou mais acessíveis conceitos que, em sala de aula, podem parecer abstratos.

O coordenador pedagógico, Luis Miranda, destaca o impacto da iniciativa:

“Essa atividade reflete o compromisso com o desenvolvimento integral de nossos estudantes, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo”.

 

Propósito engajador

Ao final da atividade, as pizzas produzidas foram compartilhadas entre os estudantes, celebrando o resultado de um percurso construído coletivamente.

A diretora da escola, Adriana Bellei, reforça que a iniciativa fortalece a formação dos estudantes por promover maior engajamento nas aprendizagens.

“Quando os estudantes vivenciam a prática, tudo faz mais sentido”, finaliza Adriana.

Além do curso de Logística, a escola também oferece cursos de Inteligência Artificial. Para 2026, está prevista a ampliação dos Itinerários Formativos com as áreas de Farmácia e Gerência em Saúde.

 

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar