Mato Grosso do Sul
10.06.2025O Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), promoveu no último dia 29, uma capacitação na Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, em Campo Grande. O objetivo foi orientar professores, coordenadores e profissionais de apoio a identificar sinais de deficiência auditiva entre os estudantes.
Durante a formação, foram apresentados indícios que podem indicar dificuldades auditivas, como atraso na alfabetização, dificuldade em compreender instruções orais e uso de voz alta. A iniciativa faz parte das metas do Contrato de Gestão 2025 da SED, que busca ampliar a identificação precoce de barreiras auditivas no ambiente escolar.
Para o coordenador pedagógico da escola, Daniel Freitas de Oliveira, a capacitação foi fundamental para ampliar o olhar dos educadores. “Esses momentos ajudam a perceber questões que podem passar despercebidas no dia a dia. Com as orientações do Ceada, podemos atuar de forma mais eficaz para apoiar nossos alunos”, afirmou.
Bruno Ribeiro da Cruz, gerente pedagógico do Ceada, destacou a importância da ação para o fortalecimento da rede de apoio às escolas estaduais. “Identificar os sinais de forma precoce permite encaminhar os alunos para avaliação e acompanhamento especializado, contribuindo para o sucesso escolar”, ressaltou.
Após a identificação, os estudantes são encaminhados ao Ceada para avaliação e, se necessário, recebem AEE (Atendimento Educacional Especializado), além de participarem de oficinas de leitura e atividades focadas na linguagem oral e escrita.
Com a iniciativa, a SED reforça seu compromisso com a inclusão e a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes da rede pública estadual.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo Ceada