Colégio Estadual do Tocantins desenvolve ações de leitura com estudantes do ensino médio

Tocantins

10.04.2025

Para incentivar a leitura e promover a disseminação do conhecimento por meio da leitura, o Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro, de Arraias, está desenvolvendo ações no projeto Conversas Literárias, um clube de leitura idealizado e realizado pela professora Sumaia Ferreira Gama, durante o ano de 2025. 

A professora Sumaia é coordenadora da biblioteca da unidade escolar e desenvolve a ação com os estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. A proposta é desenvolver o hábito de leitura em um ambiente estimulante e colaborativo que favoreça o desenvolvimento de habilidades críticas, sociais e culturais.

Os encontros são realizados quinzenalmente. Para a ação, são disponibilizados livros aos estudantes, para que eles possam escolher. Ocorre a escolha de uma obra por mês e, a cada 15 dias, partes dessa obra são lidas preliminarmente, tendo as discussões a cada encontro, em que os estudantes apresentam suas impressões.

A primeira ação ocorreu no dia 27 de março, com a apresentação do projeto, as regras estabelecidas, a assinatura de termo de compromisso e aescolha da obra a ser lida e discutida.

Os estudantes escolheram o livro O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë. O compromisso é que os encontros ocorram com duração de uma hora, no período após o almoço, haja vista que a escola funciona em tempo integral. O segundo encontro ocorreu no dia 10 de abril. 

A professora Sumaia Gama comentou sobre o poder que a leitura pode ter. “Sempre acreditei no poder transformador da leitura e na capacidade que os livros têm de nos conectar uns com os outros e com o mundo. Perceber o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes ao falarem sobre os livros que leram é, sem dúvida, uma das maiores recompensas desse projeto. Animada para ver aonde nossas Conversas Literárias nos levarão”, destacou.

A estudante Izabella Rosa, da 1ª série do ensino médio, comenta sobre a experiência. “É enriquecedora para minha vida. A leitura pode ser mais que uma atividade solitária, ela se transforma em uma jornada compartilhada”, pondera a estudante.

Beatriz Gomes dos Reis, da 1ª série do ensino médio, explicou sobre o primeiro encontro. “Tivemos orientações sobre ler de maneira mais divertida. As expectativas estão a mil, pois vamos conhecer obras de vários autores, discutir e compartilhar nossas opiniões”, destacou.

Clara Elis Carvalho, da 3ª série do ensino médio, fala da importância da ação. “O Clube de leitura Conversas Literárias veio nos incentivar ainda mais a ler. Estou muito feliz em fazer parte dele”, concluiu.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins