Colégio Estadual José Carneiro de Brito promove oficina de jogos para fortalecer a aprendizagem matemática

Tocantins

24.09.2025

O Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis, realizou nessa terça-feira, 23, a oficina “Jogos que Ensinam e Conectam: Promovendo a Aprendizagem Matemática e Interações Interescolares”, voltada para estudantes da Jornada Ampliada. A ação integrou o projeto interdisciplinar no campo do Letramento em Matemática, com o professor Júlio Cesar, e da Cultura Digital, com a professora Karleane Brito, aproximando o ensino da Matemática das metodologias ativas e da cultura digital.

A iniciativa nasceu de uma avaliação diagnóstica que identificou dificuldades dos alunos nas quatro operações fundamentais. A partir desse levantamento, os professores desenvolveram atividades lúdicas e digitais para tornar o aprendizado mais atrativo e colaborativo.

Também participaram da oficina estudantes da Escola Municipal Walfredo Campos Maia, que se envolveram em jogos como Dominó das Quatro Operações, Uno das Quatro Operações e Trilha das Quatro Operações. Além das práticas presenciais, os alunos também utilizaram Chromebooks para acessar plataformas digitais, como o Wordwall, e experimentaram óculos de realidade virtual produzido com materiais recicláveis, confeccionado pelos próprios estudantes.

O professor Júlio Cesar destacou o impacto da atividade. “A culminância foi muito engajadora e divertida, pois proporcionou a aplicação prática dos conteúdos aprendidos de forma interativa. Também foi uma ótima oportunidade de troca de experiências entre estudantes de diferentes escolas”, pontuou.

A professora Karleane Brito ressaltou o protagonismo estudantil. “Eles não só desenvolveram os materiais, como também compartilharam conhecimentos com outros colegas. A criatividade, a tecnologia e a união mostraram que é possível transformar o aprendizado em algo dinâmico, motivador e cheio de significado”, completou.

Para os alunos, a experiência também foi marcante. Maria Cecília, 11 anos, do 6º ano, avaliou a atividade como enriquecedora. “Foi importante praticar Matemática com jogos interativos. Conheci alunos de outra escola, aprendemos novas formas de calcular com o apoio do óculos de realidade virtual e foi muito bom”, destacou.

A culminância evidenciou que unir jogos, tecnologia e metodologias ativas pode transformar a forma de aprender Matemática, promovendo protagonismo, engajamento e integração entre escolas da comunidade.

Seduc/Governo do Tocantins