Piaui
24.07.2025Em São José dos Campos (SP), cinco estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Angelina Mendes Braga, de Pedro II, representaram o Piauí na Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia. A equipe foi a única do estado no evento, após conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia com o aplicativo Cognitus – uma ferramenta pensada para apoiar estudantes com TDAH, autismo e dislexia, reduzindo ansiedade e elevando a autonomia nos estudos.
“Chegamos lá com o objetivo de transformar histórias por meio da tecnologia e retornamos inspirados”, conta Rafael Magalhães, membro da equipe, que conta também com os estudantes Dalila Andrade, Gustavo Barros, Débora Lima e Camila Freire, sob orientação do professor Cleber Araújo.
Durante a Semana EAT, os jovens não só apresentaram o Cognitus, mas também trocaram experiências com mentores da FATEC, UNIFESP e do MIT, além de visitar o INPE e o Memorial Espacial. Foi um mergulho intenso em inovação e pesquisa, com feedbacks que prometem afinar ainda mais o aplicativo.
“O Cognitus surgiu do olhar atento às necessidades dos colegas na sala de aula”, lembra Dalila Andrade. “Nossa ideia é organizar tarefas de forma personalizada para aliviar a sobrecarga cognitiva de quem é neurodivergente”, conta Débora sobre o aplicativo.
Além da medalha na OBT, o app ficou em 6º lugar no Seduckathon 2025, maior maratona de tecnologia e empreendedorismo de escola pública do mundo organizada pela Seduc, e garantiu à equipe um intercâmbio na Coreia do Sul, previsto para os próximos meses.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa conquista reforça o potencial da escola pública e é um reflexo da aposta da Seduc na Escola de Tempo Integral com Educação Profissional com propósito, capaz de formar não apenas profissionais, mas cidadãos criativos e empáticos. “Quando há incentivo e estrutura, o talento aparece. Esses jovens levam o nome do Piauí ao cenário internacional e mostram que a educação pública transforma destinos”, afirma.