Mato Grosso do Sul
25.04.2025O programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal que proporciona aos estudantes do Ensino Médio da rede pública a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo, incentivando a reflexão sobre política, democracia e cidadania.
Desde março, as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão promovendo concursos internos de redação para selecionar os melhores textos. Cada instituição deverá enviar sua redação vencedora à SED (Secretaria de Estado de Educação) até 30 de abril de 2025.
Nesta etapa estadual, a SED, por meio da Coordenadoria de Ensino Médio, definiu a comissão julgadora responsável por avaliar os textos recebidos. A equipe é composta por colaboradores da coordenadoria: Norma Rocha Farias, Simone Ferreira Gonçalves da Costa, Luciana Nogueira de Souza, Enzo Miron Terra Lulu, Fernando Abrão Sato e Mateus Henrique dos Santos Bonafé.
A seleção das três melhores redações, que serão encaminhadas ao Senado Federal, seguirá os critérios estabelecidos no Anexo 1 do Regulamento do programa. A comissão tem até o dia 30 de maio de 2025 para concluir as correções.
Em nível nacional, os autores das 27 redações finalistas – um de cada unidade da Federação – participarão de uma legislatura simulada em Brasília, vivenciando o processo de discussão e elaboração de leis. Além da experiência parlamentar, o programa prevê outras premiações para alunos e escolas participantes.
O resultado final e o anúncio da redação vencedora ocorrerão até o dia 27 de junho de 2025.
Mais informações e o regulamento completo do programa estão disponíveis no site oficial: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Divulgação