Curtas sobre apostas virtuais levam 10 escolas estaduais à final de concurso audiovisual da REE/MS

Mato Grosso do Sul

25.09.2025

A criatividade e o olhar crítico dos estudantes da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) ganharam destaque no Concurso Audiovisual, que teve como tema os impactos e riscos do uso de plataformas de apostas virtuais, conhecidas como “bets”.

O resultado da seleção revela o talento das 10 escolas finalistas, escolhidas entre 165 unidades participantes. As produções finalistas serão reconhecidas no evento “Diálogos Emergentes: a prática dos adolescentes e jovens de apostar nas bets”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, no dia 30 de setembro, às 14h, no Auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Além da exibição dos vídeos, o encontro contará com a presença de especialistas convidados que discutirão temas como cidadania digital, segurança online e os efeitos das apostas virtuais na juventude. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos desse tipo de prática, que tem ganhado espaço entre adolescentes.

Durante o evento, serão anunciados os três curta-metragens vencedores. Os prêmios incluem:

  • Smartphones para os alunos e professores orientadores;
  • Chromebooks para os professores orientadores;
  • Lousas digitais para as escolas vencedoras.

Confira as 10 escolas finalistas do concurso:

Município

Escola

Bela Vista

EE Castelo Branco

Bonito

EE Bonifácio Camargo Gomes

Campo Grande

EE São José

Campo Grande

EE General Malan

Campo Grande

EE Waldemir Barros da Silva

Campo Grande

EE Lúcia Martins Coelho

Campo Grande

EE Olinda Conceição Teixeira Bacha

Campo Grande

EE Profª Brasilina Ferraz Mantero

Dourados

EE Vilmar Vieira Matos

Nova Andradina

EE Profª Fátima Gaiotto Sampaio

O concurso, além de incentivar a produção audiovisual nas escolas, promove o debate sobre temas relevantes e atuais. A expectativa é de que os vídeos contribuam para reflexões importantes entre os jovens sul-mato-grossenses e fortaleçam o papel da escola como espaço de diálogo e formação cidadã.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Foto: Divulgação