Educação de Alagoas faz visita técnica às escolas do Reino Unido que receberão estudantes participantes do "Daqui pra o Mundo"

Alagoas

28.07.2025

Em um movimento estratégico de grande relevância para a educação pública do estado, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), concluiu uma rigorosa visita técnica às instituições de ensino no Reino Unido neste mês de julho. A iniciativa fundamental precede o embarque de 100 alunos da rede pública estadual, selecionados para o programa de intercâmbio internacional "Daqui pra o Mundo", com início previsto para agosto.

A missão, liderada pela professora Dileusa Costa, superintendente do Sistema Estadual de Ensino e Cooperação com os Municípios da Seduc, ocorreu entre os dias 28 de junho e 7 de julho de 2025. O objetivo primordial foi a verificação in loco da infraestrutura, proposta pedagógica, segurança e condições de acolhimento das escolas e cidades britânicas que receberão os jovens alagoanos.

Foram inspecionadas instituições em Canterbury, Brighton, Worthing, Bournemouth e Oxford, com foco em garantir uma experiência segura e enriquecedora para os futuros intercambistas.

A avaliação pautou-se em critérios abrangentes, que incluíram localização e acesso, estrutura física e recursos, proposta didática e corpo docente, opções de hospedagem (incluindo host families e residências estudantis), proximidade de serviços, suporte ao estudante internacional, atividades culturais e ambientação cultural.

"Nossa prioridade máxima, ao planejar e executar esta visita técnica, foi assegurar o bem-estar e a segurança dos nossos alunos. Cada escola, cada cidade foi avaliada com o olhar atento de quem busca oferecer não apenas uma oportunidade de aprendizado de um novo idioma, mas uma experiência internacional completa e, acima de tudo, segura para os jovens alagoanos do programa", explicou Dileusa Costa.

Destinos avaliados

Em Bournemouth, ela destacou a Bayswater College como uma escola "bem situada, a poucos minutos do centro, da praia e do transporte público", em uma "cidade costeira vibrante, segura, excelente para estudantes jovens". Já em Brighton, também com a Bayswater College, a ênfase foi para a localização central e a característica de ser uma "cidade multicultural, artística e dinâmica", ideal para a imersão cultural.

A Stafford House International em Canterbury, segundo Dileusa, impressionou pelas "instalações modernas" e pelo "excelente suporte individual ao aluno", inserida em uma "cidade estudantil, culturalmente rica e tranquila".

Em Oxford, no The Oxford English Centre, a reputação acadêmica e o ambiente de uma "cidade universitária clássica, excelente ambiente educacional", com "famílias tradicionais e seguras" para acomodação, foram pontos altos de acordo com a gestora.

Por fim, em Worthing, o Centre of English Studies (CES) foi elogiado pela "abordagem humanizada e eficaz" e pelo "ambiente calmo e ensolarado", perfeito para uma imersão mais profunda.

O relatório escrito pela superintendente concluiu que a visita foi "altamente produtiva", confirmando "o compromisso das instituições visitadas com a qualidade no ensino do idioma inglês, a segurança dos estudantes e o apoio integral ao processo de intercâmbio".

Natalício Vieira / Ascom Seduc/ Foto: Ascom Seduc/