Divulgação do resultado final das escolas participantes no MS+ECO

Mato Grosso do Sul

02.12.2025

A SED (Secretaria de Estado de Educação) torna público, nesta segunda-feira, o resultado preliminar das escolas que participaram da edição 2025 do Programa MS+ECO – Escolas Mais Sustentáveis. A iniciativa reconhece ações e projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelas unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) com foco na gestão escolar, currículo, educomunicação e espaço.

Ao longo dos últimos meses de 2025, o Programa MS+ECO, por meio de suas ações, apresentou às unidades escolares da REE/MS uma nova perspectiva de desenvolvimento da temática de Educação Ambiental. A proposta surge a partir das novas necessidades de se interpretar e atuar de forma transformadora no ambiente em que vivemos, considerando os eventos climáticos atípicos que asolam nossos territórios.

 Segundo o professor Douglas Henrique Melo Alencar, educador ambiental da SED, “o programa surge com o propósito de fomentar uma nova cultura nas escolas por meio da sustentabilidade,a partir da implementação de espaços verdes, da participação coletiva dos estudantes,  na inclusão da gestão escolar, equipe pedagógica e discentes nas decisões sobre as temáticas ambientais mais relevantes para a escola, e no fomento de estudos sobre a temática de mudanças climáticas e justiça ambiental. E um outro ponto importante de se ressaltar, é que o programa participou de todas as modalidades de ensino ofertadas na REE/MS, sendo elas: educação escolar indígena, do campo, quilombola, profissional, cívico-militar, de jovens e adultos e educação nos sistemas prisionais, assim, essas ações reforçam a transversalidade da Educação Ambiental na educação básica, e apresenta as diversas leituras que cada público da Rede Estadual de Ensino faz do ambiente que vive”.

O Programa MS+ECO valorizou a inovação e a criatividade dos professores e estudantes na construção e condução dos projetos escolares, que iniciaram em março deste ano, e que foram desde projetos envolvendo economia de água e energia, organização de feiras científicas, e até mesmo pesquisas sobre as questões ambientais e a desigualdade social nos territórios. A proposta é que no ano de 2026, as ações e projetos fomentados ainda façam parte do cotidiano escolar e que apresentem resultados ainda mais profundos, reforçando o objetivo de propor uma nova cultura para o cotidiano nas escolas.

Com a divulgação do resultado preliminar das escolas que atingiram 700 pontos, abre-se um prazo para interposição de recursos, conforme orientações disponibilizadas no edital do programa. Após a análise das solicitações, a SED publicará a lista final das escolas selecionadas para reconhecimento e participação nas próximas etapas do MS+ECO.

A Secretaria reforça que o programa busca incentivar práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade e valorizar iniciativas que contribuam para a formação crítica, ética e ambientalmente responsável dos estudantes da Rede Estadual. 

RESULTADO FINAL:

EE MENODORA FIALHO DE FIGUEIREDO

EE HERMELINA BARBOSA LEAL

EE SEBASTIÃO SANTANA DE OLIVEIRA

EE AFONSO FRANCISCO XAVIER TRANNIN

EE BOM JESUS

EE PADRE FRANCO DELPIANO

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉRCULES MAYMONE

EE PROFª. CLARINDA MENDES DE AQUINO

EE PROF. HENRIQUE CIRYLLO CORRÊA

EE PROFª. FAUSTA GARCIA BUENO