Educação para o Trânsito
05.12.2025
A Paraíba alcançou um resultado de destaque na edição nacional do Programa Educação Viária é Vital da Fundação MAPFRE, ao todo 12 projetos desenvolvidos por escolas da rede estadual chegaram à fase final da iniciativa. Entre os 12, um conquistou o 8º lugar, o projeto “Tecnologia na Pista: Educação Viária em movimento”, desenvolvido pela professora Kessia Jeovana Soares de Almeida da ECIT Nicéa Claudino Pinheiro, da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O evento de premiação aconteceu nesta sexta-feira (5) em São Paulo.
O Programa Educação Viária é Vital atua há mais de 20 anos no Brasil e tem como foco a prevenção de sinistros de trânsito, por meio de ações educativas que envolvem professores, estudantes, comunidades e o poder público. A proposta é incentivar comportamentos baseados no respeito, na convivência pacífica e na responsabilidade coletiva, contribuindo para um trânsito mais seguro, saudável e sustentável.
O projeto coordenado pela professora Kessia Almeida, “Tecnologia na Pista: Educação Viária em movimento”, envolveu os três cursos técnicos, Informática, Vestuário e Análises Clínicas.
Inicialmente foi feito um levantamento de dados da comunidade como um todo. A problemática foi a falta do uso de capacete e de cinto de segurança. Entre as atividades foram feitas pit-stop, conscientizando a comunidade sobre o uso dos equipamentos de segurança ao transitar com veículos. Depois foi montada uma cidade de papel, com placas de trânsito e foram utilizados os carrinhos montados pelos estudantes de robótica e simularam a movimentação do trânsito. Os agentes de trânsito da cidade foram convidados para fiscalizar a cidade de papel e conferir se todos os sinais estavam corretos. A terceira ação foi a culminância do projeto que promoveu uma corrida de rua, na qual participaram estudantes, pais, professores e toda a comunidade.
“Essa premiação só mostra o padrão do ensino da nossa escola e o quanto nós estamos nos dedicando com educação profissional de qualidade para que os nossos estudantes reconheçam os cursos técnicos em qualquer área em que eles estejam atuando”, disse a professora.
Para a professora, os projetos realizados nas escolas reforçam o compromisso com práticas pedagógicas inovadoras e com a formação de cidadãos mais conscientes no trânsito.