Rio Grande do Norte
24.07.2025A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC) iniciou hoje (24) sua participação na ExpoEduc 2025, maior congresso educacional das regiões Norte e Nordeste e o segundo maior do Brasil. Realizada no Centro de Convenções de Natal até sábado (26), a feira reúne milhares de profissionais da educação e conta com forte presença da rede estadual potiguar.
Com investimento de R$ 83 mil, a SEEC garantiu a participação de 250 servidores da rede estadual de ensino, fortalecendo a política de formação continuada e valorização dos educadores. O apoio institucional e financeiro à feira é reflexo do compromisso da gestão estadual com uma educação pública inovadora e de qualidade.
Nesta edição, a Secretaria ocupa um estande de grandes dimensões, dividido em quatro áreas temáticas, que apresentam projetos pedagógicos das escolas da rede, experiências em tecnologia educacional, laboratórios maker e ações desenvolvidas por todo o RN.
“O nosso estande é um convite à imersão nas boas práticas da rede estadual. É também uma afirmação da potência que é a escola pública do Rio Grande do Norte, quando há investimento, escuta e valorização dos profissionais da educação”, afirmou a secretária de Estado da Educação, professora Socorro Batista, durante a abertura do evento.
Além de apresentar seus projetos, a SEEC busca na ExpoEduc ampliar o diálogo com outros estados, instituições de ensino, startups e pesquisadores, visando intercâmbios de soluções que contribuam para os desafios contemporâneos da escola. O tema central da edição, “On ou Off: de que lado a escola deve estar?”, reforça a urgência de pensar caminhos que unam tecnologia e humanização nos processos educativos.
A programação completa da participação da SEEC na ExpoEduc 2025 segue até sábado, com destaque para oficinas de metodologias ativas, exposição de produtos pedagógicos e apresentações artísticas de estudantes da rede.
Estande da Educação do RN
A SEEC marca presença com um estande robusto e interativo, que traduz a diversidade e a potência da rede estadual de ensino. Mais de 50 servidores estão envolvidos nas ações relacionadas à presença da Educação do RN na feira. Com a participação de diversas coordenações, núcleos e diretorias regionais, a SEEC promove experiências formativas, exposições pedagógicas e atividades que refletem os avanços das políticas públicas educacionais no território potiguar.
Entre os destaques, está a apresentação de práticas bem-sucedidas relacionadas à Busca Ativa Escolar, desenvolvidas pelas DIRECs. Também chama atenção a abordagem sobre o uso da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas, por meio de oficinas formativas voltadas a educadores, além de ações interativas sobre violência doméstica e a rede de proteção, com quiz e distribuição de materiais educativos.
A educação para a paz e os direitos humanos ganha espaço com exposições temáticas e participação ativa de núcleos regionais. A educação especial ocupa lugar de protagonismo com oficinas de Libras, Braille, orientação e mobilidade, além de um espaço sensorial e atividades culturais inclusivas, como apresentações de cordel e músicas interpretadas em Libras.
A Subsecretaria de Esporte e Lazer também participa ativamente do evento, promovendo ações que valorizam a prática esportiva como mecanismo de inclusão social e bem‑estar.
A participação da agricultura familiar na alimentação escolar é valorizada com exposição de alimentos e ações de avaliação nutricional, evidenciando a integração entre educação, saúde e sustentabilidade. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta materiais pedagógicos próprios, como a revista SUPERA RN e os cadernos temáticos da modalidade.
Os programas e projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas técnicas estaduais também marcam presença. A revista Mulheres Mil que apresenta práticas integradoras da educação profissional para as mulheres será apresentada. Jogos interativos, como o Cadê o Zeca?, da iniciativa do Programa Avexadas para Aprender, a Ciranda Potiguar, ligada ao Pró-Alfa, jogos pedagógicos diversos, além de ações dos programas Aprender Valor e Na Ponta do Lápis, compõem o conjunto de experiências disponíveis ao público.
Nos estandes, o público também poderá conhecer iniciativas como o Projeto Se Liga no ENEM, ações de apoio pedagógico, práticas de incentivo à leitura e à produção literária por professores da rede, com destaque para o projeto Professor Escritor e a Cordelteca Viva, que une recitação e música ao vivo.
Programação da Educação do RN na EXPOEDUC
DIA 24 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)
PALCO ARTE E CULTURA:
13h – Forró de Abertura, com Reynaldo Jr.
14h às 16h – Bocha e Badminton, com os professores Fábio Bezerra, Manuela e Cazuza (SEL)
16h às 16h30 – Jogos Interativos, com Meninas do Espaço (Ensino Médio / UFRN)
16h30 às 17h – Aprender Valor, Na Ponta do Lápis e Clikkidéia, com Angela e Marina (SUEF)
17h às 17h30 – Cordel e Músicas em Libras, com Alexandra e Suelmo (SUESP)
17h30 às 18h – Ciranda Potiguar, com Fernanda (SUEF)
ESTANDES:
8h às 19h – Ações do Esporte e Lazer (SEL), Ensino Fundamental (SUEF), Educação Especial (SUESP), Educação do Campo e Diversidade (NECAD) e Meninas no Espaço (UFRN)
DIA 25 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)
PALCO ARTE E CULTURA:
8h – Projeto Aquarelar com a Professora Katarina, com Délia (NULLB)
10h – Cordel e Cultura, com Geralda Efigênia e Nando Poeta (NULLB)
13h – Cordel e Poesia, com Chico Morais e Jaime (SUEJA – Subcoordenadoria de Jovens e Adultos)
17h – Cordel e Contação de Histórias, com Adélia e Rosa Régis (NULLB)
ESTANDES:
8h às 19h – Ações das Regionais de Educação (CORE e 1ª DIREC), Assistência ao Educando (SUASE), Livro, Leitura e Bibliotecas (NULLB), Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE), Ensino Médio (SUEM) e Processamento de Dados (GPD).
DIA 26 DE JULHO (SÁBADO)
PALCO ARTE E CULTURA:
8h – Dança e Libras, com Suelmo Felipe (COINTE)
9h – Apresentação, com Severiano Melo (SUESP)
10h – Tai Chi Chuan / Laboral, com Joaquim e Roseane (Assessoria Jurídica e Qualidade de Vida)
11h – Fablab: Jogo o Quarto, com a Escola Estadual Walfredo Gurgel (SUEP)
14h – Fablab: Ponte de Macarrão, com o CEEP Rui Pereira (SUEP)
17h – Conectando o Futuro, com o IERN (SUEP)
ESTANDES:
8h às 19h – Ações da Assessoria Jurídica (AJ), Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH), Educação de Jovens e Adultos (SUEJA), das escolas estaduais da região metropolitana (1ª DIREC), Educação Profissional (SUEP), Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE), Ensino Médio (SUEM), Processamento de Dados (GPD) e Qualidade de Vida.