Sergipe
23.07.2025A Educação Integral é uma abordagem pedagógica que busca o desenvolvimento completo e equilibrado dos estudantes em todas as suas dimensões, seja intelectual, emocional, física, social e cultural. Em Sergipe, essa proposta vem sendo ampliada em virtude dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com ações além do ensino tradicional em sala de aula.
Nesse contexto, práticas esportivas, artísticas e culturais passaram a integrar a matriz curricular das escolas da Rede Pública Estadual de Educação Integral. Os componentes curriculares buscam fortalecer a vivência de práticas esportivas e culturais como parte do processo educativo, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo também para o desenvolvimento de competências socioemocionais fundamentais à formação cidadã dos estudantes.
A iniciativa atende às diretrizes da BNCC e reforça a proposta pedagógica das escolas de tempo integral com a introdução das disciplinas Esporte, Cultura e Arte na Prática, voltadas para os estudantes do Ensino Médio; e Jogos Esportivos, para os alunos do Ensino Fundamental. Ambas passaram a compor oficialmente a matriz curricular, oferecendo novas possibilidades de aprendizagem no ambiente escolar, especialmente no contraturno ou em horários definidos pelas unidades.
Tais componentes foram implementados na Matriz Curricular da Educação Integral a partir do ano letivo de 2025, tornando-se obrigatórios para todos os estudantes das escolas contempladas. A proposta respeita as especificidades individuais, o contexto de cada comunidade escolar e as habilidades dos professores responsáveis pela condução das atividades.
As aulas são planejadas por docentes de cada unidade, com metodologias que incentivam o desenvolvimento de habilidades corporais e expressivas ao longo das nove horas de permanência diária dos estudantes na escola. Mais do que uma ampliação das aulas de Educação Física, essas disciplinas valorizam a diversidade das linguagens corporais e artísticas, promovendo bem-estar, criatividade, cooperação e protagonismo juvenil no cotidiano escolar.
Para o coordenador do Núcleo de Gestão da Educação em Tempo Integral (Ngeti), Fernando Vanilson, esses componentes curriculares têm o objetivo de fortalecer a boa vivência e boas práticas entre os estudantes. “As disciplinas são importantes na dinâmica da escola de Educação Integral, orientando as Escolas a utilizarem o esporte e as diversas linguagens de um jeito diferente para incentivar a prática de várias modalidades, ajudar no desenvolvimento das competências emocionais, promover a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na escola e na comunidade, diferentes de práticas que focam só no lado físico dos alunos”, explicou.
Melhorias na prática
No Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, em Itabaianinha, as aulas de capoeira vêm proporcionando aos alunos uma verdadeira imersão na riqueza histórica e cultural dessa manifestação. Durante os encontros, são trabalhados conteúdos que exploram o contexto histórico da luta/dança, com destaque para a trajetória dos negros no Brasil e sua resistência cultural.
Também são analisadas letras de músicas tradicionais, promovendo reflexões sobre identidade, ancestralidade e herança afro-brasileira. Desde 2014, a capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Além do aspecto cultural, a prática da capoeira desenvolve múltiplas habilidades nos estudantes. Do ponto de vista motor, são estimulados a coordenação, a flexibilidade, a força e o equilíbrio. Cognitivamente, a modalidade exige percepção, atenção, criatividade e organização das informações. No campo socioafetivo, destaca-se o fortalecimento de valores como união, respeito, disciplina, companheirismo e perseverança.
As aulas são ministradas pelo professor de Educação Física da unidade escolar e contramestre da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Filhos da Ouriço, Warley Santana. Para ele, a capoeira vem se consolidando como uma ferramenta pedagógica valiosa para os estudantes. “Essas práticas promovem a consciência corporal e o desenvolvimento integral dos estudantes, ao mesmo tempo em que resgatam e valorizam a cultura afro-brasileira. Capoeira é corpo, mente e alma em movimento, e também é uma ferramenta de transformação social”, destacou.
Já no Centro de Excelência de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, no município de Nossa Senhora das Dores, são trabalhadas educação, cultura e arte. A partir disso, os estudantes tiveram contato com manifestações tradicionais e contemporâneas, além dos chamados territórios de identidade. Cada uma dessas manifestações representa formas distintas de interpretação cultural: as tradicionais, herdadas de geração em geração e que preservam raízes; e as ressignificadas ou contemporâneas, que incorporam novos elementos sem romper com o passado.
A cultura e a arte contribuem para o desenvolvimento pessoal e para a inclusão social, enriquecendo a vivência dos estudantes. Além disso, também foi trabalhada a linguagem teatral, permitindo que alguns alunos conhecessem de perto a estrutura de um teatro e compreendessem a importância de pisar nesse espaço, vivenciar histórias e reconhecer os encantos que podem ser representados ali.
As aulas são conduzidas pelo professor Miller Moraes, que ressaltou a importância de apresentar aos alunos as culturas das diferentes regiões do Brasil. “Essas práticas foram pensadas justamente para despertar nos estudantes o prazer em conhecer e valorizar as culturas brasileiras. Nesse segundo semestre, continuarei trabalhando com o componente e levarei para cada turma um pouco da cultura sergipana. Temos que enaltecer, conhecer, reconhecer e valorizar o que é nosso. Temos que manter essa história viva todos os dias de nossas vidas”, reforçou.