Em parceria com a UFPE, SEE realiza II Seminário Internacional de Educação em Ambiente Prisional

Pernambuco

05.12.2025

Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (4), o II Seminário Internacional de Educação em Ambiente Prisional: políticas e práticas no Brasil e em Portugal. O evento aconteceu no Auditório do Instituto Ricardo Brennand, no Recife, em uma realização da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE) em parceria com o grupo EJA em Contexto de Privação de Liberdade (EJACPL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Além de pesquisadores e representantes de instituições brasileiras e portuguesas, também participaram do seminário equipes gestoras e professores das escolas em ambiente prisional da Rede Estadual de Pernambuco para articular sobre pesquisa acadêmica e políticas públicas em garantia do direito à educação no sistema prisional.

A mesa de abertura contou com a presença da professora Jeane Lima, gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI) da SEE, ao lado de representantes da UFPE e da Secretaria Executiva de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). Durante a sua apresentação, Jeane destacou os avanços e os desafios da educação para estudantes em privação de liberdade, bem como o incentivo à inclusão e à formação continuada realizado pelo Governo de Pernambuco. 

A primeira mesa redonda do evento discutiu as práticas educativas de metodologias e experiências exitosas no cotidiano escolar. A programação seguiu com uma mesa sobre políticas públicas de educação prisional, abordando gestão, marcos legais, formação de professores e o fortalecimento de ações interinstitucionais. 

O seminário foi encerrado com o lançamento do livro “Educação de Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade: Perspectivas Ampliadas” que reúne textos de pesquisadores dos dois países acerca do tema.