Pernambuco
26.09.2025A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Jerônimo Gueiros, localizada na cidade de Canhotinho, no Agreste, foi palco de um evento em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Na segunda-feira (22), o Atendimento Educacional Especializado (AEE) proporcionou aos estudantes e demais profissionais da escola um Dia D com experiência transformadora focada no desenvolvimento da empatia, respeito e reflexão.
Durante o evento, estudantes e membros da escola puderam vivenciar a realidade de pessoas com deficiência, desafiando-se a enfrentar as barreiras invisíveis que muitas vezes permeiam o cotidiano da sociedade. Os participantes foram estimulados a realizarem tarefas como pintura com os pés, ações cotidianas enquanto vendados e muito mais atividades dinâmicas, que incentivaram a reflexão das diferenças e obstáculos enfrentados diariamente por pessoas com deficiência.
Para Manoel Apolônio, professor do AEE na escola, incluir não é apenas garantir a presença do outro, é reconhecê-lo em sua totalidade, com suas qualidades, limitações e, principalmente, com seus direitos. “A verdadeira inclusão não é algo que se dá de fora para dentro, mas algo que nasce do coração e da consciência de que todos merecem o mesmo respeito e as mesmas oportunidades”, afirmou.
O Dia D foi mais do que uma data comemorativa. Foi uma semente plantada no coração de todos os envolvidos, um lembrete de que, juntos, é possível construir um mundo mais inclusivo, onde a inclusão não é uma exceção, mas uma prática cotidiana.