Escola estadual em Pirapora une preparação para o Saeb e cuidado emocional dos estudantes

Minas Gerais

26.09.2025

À medida que se aproxima a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), escolas da rede estadual intensificam as estratégias de preparação. Na Escola Estadual Fernão Dias, em Pirapora, as iniciativas vão além do reforço pedagógico, elas incluem ações de cuidado com o aspecto emocional dos estudantes, reconhecendo que motivação e acolhimento são fundamentais para o bom desempenho.

O primeiro passo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da avaliação e do impacto de seus resultados. A escola destacou que os dados do Saeb orientam políticas públicas que influenciam diretamente a qualidade da educação. Esse processo também foi estendido às famílias, reforçando a corresponsabilidade entre escola e comunidade escolar.

Para apoiar a aprendizagem, os professores têm trabalhado de forma sistemática os Cadernos “Avançando na Aprendizagem” e “Aprendizagem em Movimento”   disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), priorizando as competências que ainda não foram consolidadas. Além disso, estudantes com maiores dificuldades recebem reforço escolar, monitorias e acompanhamento próximo, garantindo que todos tenham oportunidade de avançar.

“Temos trabalhado com muito empenho e dedicação para garantir que nossos estudantes estejam cada vez mais preparados para os desafios das avaliações externas. As ações que desenvolvemos, tanto pedagógicas quanto de acolhimento, são fundamentais para que os alunos se sintam motivados, apoiados e conscientes da importância de participarem dessas avaliações de forma comprometida”, destaca a diretora da unidade escolar, Cleta Sena.

Cuidado com o emocional

Reconhecendo que o equilíbrio emocional impacta diretamente na aprendizagem, a escola promove ações semanais de acolhimento. Uma vez por semana, no primeiro horário de aula, os estudantes recebem um lanche rápido, como frutas, iogurte, suco ou café com leite, em um gesto de carinho que valoriza o esforço, incentiva a frequência e fortalece os vínculos com a escola.

Nesse mesmo sentido, foi desenvolvido o projeto “Janela das Adolescências”, elaborado pela coordenação do ensino médio em parceria com os professores de Projeto de Vida e dos itinerários formativos. A iniciativa trabalhou o autoconhecimento e a valorização das relações familiares. A culminância aconteceu fora da escola, com entrega de caixas de memórias afetivas preparadas pelas famílias, palestras com psicóloga e momentos de convivência.

Para a professora e coordenadora do ensino médio, Juliana Santos, é gratificante perceber a evolução da aprendizagem, mas, acima de tudo, a crescente confiança que cada um passou a ter no próprio potencial.

“Idealizar o projeto Janelas da Adolescência foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória profissional. Desde o início, o objetivo foi criar um espaço que fosse além do conteúdo formal, fortalecendo os vínculos entre os alunos e a escola, preparando-os para as avaliações externas, como o Enem e o Saeb e também para a vida que os aguarda após o ensino médio”, afirma Juliana.

Motivação e pertencimento

Para reforçar o engajamento, a escola tem investido em ações visuais e motivacionais, como murais com mensagens de incentivo, lembretes em grupos de WhatsApp e vídeos produzidos pelos próprios estudantes, professores e famílias. Outro destaque é a Busca Ativa: sempre que um aluno falta sem justificativa, a equipe escolar aciona a família imediatamente, fortalecendo o vínculo e garantindo assiduidade.

“Todos os gestos, por mais simples que sejam, despertam dentro de mim uma sensação de valorização. A escola foca sempre em nos mostrar que nós somos os pioneiros, os protagonistas do nosso aprendizado. A Fernão Dias trabalha sim a parte acadêmica, mas também foca em cuidar e preservar a saúde mental de cada aluno. Isso nos ensina que alunos motivados entregam bons resultados no ambiente escolar e fora dele ”, declara a estudante Gabriela Mariz, do 3° ano do ensino médio.