Pernambuco
11.04.2025Na segunda-feira (07), Dia Nacional de Combate ao Bullying, diversas escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco realizaram ações educativas com o objetivo de conscientizar estudantes, educadores e a comunidade sobre os danos causados por essa prática. As atividades tiveram como foco a promoção de uma cultura de paz nas unidades de ensino e na sociedade, o fortalecimento de atitudes respeitosas, solidárias e inclusivas, reforçando o papel da escola na prevenção e no enfrentamento ao preconceito.
No Recife, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Nóbrega promoveu uma mobilização no Largo da Encruzilhada, na Zona Norte, envolvendo os alunos e a população que circulava pela região. Foram distribuídos panfletos educativos com orientações práticas sobre como identificar e prevenir o bullying, tornando a informação acessível a quem passava pelo local.
Além da panfletagem na rua, os estudantes protagonizaram apresentações de paródias criadas por eles mesmos na escola, abordando o tema de maneira lúdica e criativa. A programação contou ainda com um concurso de histórias em quadrinhos, entrega de certificados, premiações e a montagem de um painel fotográfico que registrou os principais momentos do projeto desde sua concepção.
No interior do estado, a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Médio São Francisco, em Petrolina, também realizou, no auditório da faculdade Uninassau, um seminário que reuniu estudantes, professores e profissionais de psicologia. O evento também foi marcado pelo lançamento do livro digital “Um por todos e todos contra o bullying”, elaborado pelos psicólogos Leonardo Rodrigues Victor, Márcia Rabêlo e Géssica Barbosa, do Núcleo de Direitos Humanos e Cultura de Paz.
A obra traz uma abordagem ampla sobre o bullying, incluindo a legislação que caracteriza a prática como crime, os impactos na saúde mental das vítimas e estratégias de intervenção nas escolas. Os autores apresentaram os principais pontos do livro ao público, fomentando o debate sobre o tema.
Durante o seminário, os participantes foram divididos em quatro salas temáticas para discutir as diferentes manifestações do bullying na sociedade. As oficinas resultaram na produção de painéis expositivos, apresentados ao final do evento, refletindo o aprendizado coletivo e o engajamento dos envolvidos.
O combate ao preconceito é uma preocupação permanente na rede estadual de ensino. Durante todo o ano, as escolas desenvolvem projetos contínuos voltados à promoção do respeito às diversidades e à convivência saudável entre os estudantes. Essas ações integram a cultura de paz da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, que tem como objetivo transformar o ambiente escolar em um espaço de inclusão, diálogo e valorização das diferenças.
Um exemplo concreto desse compromisso vem da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, localizada no município de Carnaíba, no Sertão, onde o professor de Educação Socioemocional, João Vianney, desenvolve um trabalho contínuo de escuta e diálogo com os estudantes. Ele organiza reuniões e rodas de conversa que têm como foco a prevenção de casos de violência e a promoção do respeito mútuo.
Um dos encontros é voltado especificamente para os representantes de turma, que são capacitados para atuar como multiplicadores dentro das salas de aula, orientando os colegas sobre como identificar e combater os preconceitos no ambiente escolar. A iniciativa fortalece o protagonismo estudantil e transforma os próprios alunos em agentes ativos na construção de uma convivência mais justa e acolhedora.
Na EREM Dom Sebastião Leme, situada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, existe uma sala de mediação de conflitos onde voluntários desenvolvem trabalhos de prevenção e acolhem estudantes em situação de desavenças para que as diferenças sejam resolvidas de forma amigável e humana. O espaço funciona há quatro anos.