Tocantins
05.02.2026
Mais uma vez, os resultados apontam uma evolução na qualidade da educação do Tocantins, evidenciando que as ações realizadas pelo Governo do Estado, como o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), com suas diversas ações, estão dando certo. O estudante Nicolas Noleto Ribeiro, 18 anos, do Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, de Araguaína, conseguiu realizar o sonho de ser aprovado em Medicina, na Faculdade de Ciências do Tocantins, (Facit). Nicolas conquistou a vaga por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foi aprovado pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
Nicolas concluiu a educação básica em 2024 e, enquanto cursava o ensino médio, foi destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com a conquista da medalha de bronze, no nível nacional, e medalha de ouro, na premiação estadual, na 19ª edição da olimpíada, em 2024. Ele também fez sucesso na Obmep em 2023, conquistando medalha de bronze na premiação nacional e prata na etapa regional.
“Eu estou muito animado para iniciar o curso, sempre fui fascinado pela área de ciências biológicas e, agora, vou estudar a mais bela criação de Deus, que é o corpo humano, e poder ajudar pessoas na área da saúde. Há alguns anos eu não imaginaria estar cursando Medicina, o interesse por esse curso veio no final da 3ª série do ensino médio”, contou Nicolas.
E sobre a escola e a rotina de estudos para alcançar uma vaga em Medicina, o estudante destacou o trabalho realizado pela escola. “Eu acredito que o que mais me ajudou foram os estudos na área de ciências exatas, que são as que mais valem ponto no Enem. E contamos com professores muito bons. Mas os professores das outras áreas conseguiram me despertar o interesse por conteúdos que eu não tinha antes, como geografia, história e sociologia. O CEM Benjamim José de Almeida é uma escola que sentirei saudades. Os professores são extremamente didáticos e procuram sempre que possível trazer o aprendizado de uma maneira que todos consigam entender. Acredito que o que mais me fez apegar foi o ensino integral, que inclusive ajuda muito a condensar tantos conteúdos em um ano de ensino”, ressaltou.
Educação que transforma
Da mesma escola, o estudante Maykon Santos da Silva, 19 anos, foi aprovado no curso de Biomedicina, na Universidade do Norte do Paraná (Unopar), de Araguaína. Ele falou que a instituição de ensino foi responsável por uma transformação imensa na sua forma de pensar e de ver o mundo. “A escola representou uma mudança de vida, eu amadureci. Enfim, os professores me fizeram ver o mundo de forma diferente. Eu aprendi na escola o valor do conhecimento, saber argumentar, a ter consciência do que falamos. Eu saí da escola com tanta vontade de estudar que, se fosse possível, eu faria vários cursos superiores”, frisou o estudante.
A diretora Caroline Feitosa revelou que são duas turmas de 3ª séries. “Fazemos um acompanhamento com muita dedicação. Nicolas é um aluno que sempre se destacou, ele teve uma base sólida na escola. A nossa estratégia para as terceiras séries, são rotinas de avaliações semanais e simulados voltados para preparar melhor os estudantes para as provas internas e externas, como o Enem e vestibulares. Outro ponto que priorizamos foi viabilizar formações para os professores com relação à redação. É tanto que, neste ano, tivemos sete estudantes com notas igual ou superior a 900 pontos na redação do Enem”, explicou.
Caroline Feitosa também ressaltou o conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação, especialmente na gestão do secretário Fábio Vaz, como o processo de seleção de diretores escolares e os programas de incentivo para as escolas. “Esse comprometimento e valorização da gestão da Seduc têm incentivado muito os professores”, afirmou.
O Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida também tem um foco especial no componente curricular Projeto de Vida. “Damos uma atenção especial para a construção dos projetos de vida dos alunos. E a escola conta com uma parceria com as instituições de ensino superior da região e, por meio desta, os estudantes visitam as instalações das faculdades e conhecem os laboratórios e os cursos”, contou a diretora Caroline.
Estudantes que foram aprovados em cursos de graduação
1 - Maykon - Biomedicina (Unitpac)
2 - Wátina - Propaganda e publicidade (Unopar)
3 - Dhébora - Direito (Unitpac)
4 - João Paulo - Direito (Unitpac)
5 - Clarice - Direito (Católica Dom Orione)
6 - Beatriz Carvalho - Biomedicina (Unopar)
7 – Guilherme - Farmácia (Unitpac)
8 - Nicolas Noleto - Medicina (Facit)
9 -Jean Carlos - Direito (Unitpac)
10- Raiany Ribeiro - Farmácia (Unitpac)
11- Izzac Moreira - Engenharia Civil (UFNT) e Biomedicina (Unitpac)
12 - Carlos Daniel - Engenharia Civil (Unitpac)
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins