Estudantes da rede estadual lançam 2ª edição de revista com textos autorais

Tocantins

05.02.2026

Produzida e idealizada pelos estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, a 2ª edição da “Revista Vila” já está publicada, com produções autorais e novidades. O projeto, que promove o protagonismo, a valorização do olhar do estudante e sua participação ativa, trouxe a ideia de transformar o ensino em algo mais dinâmico e profundo. A 1ª edição foi construída durante o ano letivo de 2024, nas aulas do professor João Vitor Wohlhaupter.

A revista é uma produção colaborativa, com produções autorais dos estudantes da unidade, supervisão de professores e estudantes universitários de cursos de licenciatura que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que corrigiram e selecionaram os melhores conteúdos.

Assim como na edição anterior, foram criados comitês para dividir e facilitar o trabalho, permitindo que cada estudante escolhesse a área de sua preferência. O conteúdo da revista varia entre textos, desenhos, pinturas, entrevistas e poemas, com a novidade da categoria fotografia, que surge como um espaço dedicado ao olhar sensível dos estudantes e o registro de momentos e detalhes do seu cotidiano.

O professor e idealizador da revista, João Vitor Wohlhaupter, explica que a 2ª edição foi produzida entre agosto e dezembro de 2025. “Para esse segundo ano da revista trouxemos como tema “a vida vista pelos olhos dos estudantes”, buscando uma valorização do protagonismo e de uma melhor relação no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. Muitos professores acham que ser professor é apenas ser conteudista ou passar conteúdos, mas ser professor é muito mais do que a matriz curricular. Foi pensando nisso que a revista surge como um espaço de troca, um espaço de protagonismo para os estudantes e uma oportunidade para eles se sentirem acolhidos e valorizados por suas produções”, afirmou.

Para a estudante Geovana Angelis Alves de Araújo, é gratificante poder contribuir com o trabalho realizado no projeto e levar sentimentos e informações para os outros. “Participar da revista Vila foi uma experiência muito legal. A ideia de incentivar os alunos a mostrar seu trabalho, representar sua arte e se expressar é maravilhosa. A revista serviu como uma espécie de vitrine para expor as produções dos estudantes, nos desafiou a produzir algo que a gente considerasse realmente bom e se orgulhasse do resultado. Ainda assim, alguns alunos não se sentiam seguros para produzir textos ou desenhos, então nessa segunda edição tivemos também a seção de fotografias, que é uma forma de mostrar como os alunos veem as coisas ao seu redor, e isso foi interessante, porque trouxe mais participação dos estudantes”, revelou.

A estudante Ana Júlia Araújo de Sousa destaca que sempre tenta participar de todos os projetos que tem no colégio. “Eu me senti muito valorizada com esse projeto. A revista foi criada para incentivar os alunos a usar da sua criatividade para falar sobre como eles veem o mundo. Então, me senti muito vista. Eu fiz poema, fiz fotografia, entrevista e até desenho e me senti feliz e desafiada, mas também contente com o resultado” pontuou.

A revista foi publicada em dezembro de 2025 e pode ser acessada pelo link.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Enedino Benevides Neto/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins