Mato Grosso
28.07.2025Rui Matos | Seduc-MT
Um grupo de estudantes da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, situada no bairro Parque Cuiabá, encerrou, na tarde de sábado (26.7), uma série de atividades na praça de alimentação do Shopping Três Américas, na região central da Capital.
Os estudantes fazem parte da equipe Heliobot Technology e, no local, ministraram oficinas de robótica educacional abertas ao público nos mesmos moldes das atividades realizadas em sala de aula. Outras duas oficinas ocorreram nos dias 12 e 19 de julho como parte da programação de férias escolares do shopping.
Na rede estadual a robótica educacional é um método de ensino que utiliza robôs como instrumentos de aprendizagem, incentivando os alunos a investigar, descobrir e construir seus próprios conhecimentos.
Essa metodologia, segundo a Seduc, busca ir além da simples repetição de informações, promovendo a investigação, a experimentação, a aplicação prática dos conceitos aprendidos, além de desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Para o professor de Matemática e técnico da equipe, Jackson Vieira, além de mostrar para a sociedade parte dos recursos que a escola emprega na formação dos estudantes, esta foi mais uma oportunidade de eles exercitarem e compartilharem o que aprendem em sala de aula.
“A robótica proporciona uma significativa contribuição para a educação. Observamos diariamente que os estudantes engajados nesta atividade demonstram mudanças notáveis em sua mentalidade e comportamento. Além disso, ação como essa reflete no desempenho escolar e nas notas”, explica ele.
O estudante Yuri Pereira França, de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, contou que o seu primeiro contato com a robótica foi na escola, levando-o a buscar mais conhecimento sobre o tema. Ele disse que foi além e, hoje, sabe muitas coisas sobre montagem e programação.
“Se não fosse a escola me oferecer essa oportunidade, talvez, eu ainda nem soubesse nada sobre robótica. Além do aprendizado sobre o tema, essa experiência também tem me ajudado a compreender melhor o conteúdo de várias disciplinas, principalmente de Matemática”, completou Yuri.
Lucas Costa, tem 18 anos, e disse animado que está no “terceirão” e está muito empolgado com as aulas de robótica. “Acho fascinante a gente poder criar robôs, programa-los e ainda usar esse conhecimento em outras áreas. Na matemática, por exemplo, me ajuda nos cálculos. Em Português, facilita na interpretação de textos”.
Evelyn Jesus dos Santos, de 17 anos, que também está no 3º ano do Ensino Médio, falou que a robótica educacional mudou a sua forma de encarar as aulas. “Vi melhora no meu humor e na receptividade dos conteúdos. Sem contar que a robótica me prepara para superar momentos de pressão e ansiedade, situações comuns nos torneios que participamos”, concluiu a estudante.
Um desses torneios que a Heliobot Technology irá participar no segundo semestre de 2025, será a segunda edição do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI).
Na edição de 2024, a equipe venceu o torneio interno do SESI com troféu Desempenho do Robô e Equipe Destaque. Já no festival, com a participação do SENAI, recebeu a Estrela Iniciante e 5° melhor equipe com robô na mesa
Política educacional
A Seduc possui uma política de tecnologia e robótica educacional que integra a iniciativa "Tecnologia no Ambiente Escolar", parte do Plano EducAção 10 Anos, que visa aprimorar a educação pública do estado. Essa política busca modernizar o ambiente escolar, utilizando a robótica como ferramenta para estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.