Mato Grosso
25.11.2025
Laís Soares | Seduc-MT
Após uma semana de imersão sobre educação no trânsito na cidade de Curitiba (PR), as estudantes da rede estadual Heloise Pimentel, Anny Gabrielly Vieira, Eloiza Batista e Dayana Silva, que ficaram nos primeiros quatro lugares da 1º edição do Projeto Condutores do Amanhã, retornaram da viagem no último final de semana.
Com elas, as professoras tutoras Janea Maria da Cunha e Patrícia da Silva, que também foram para o Paraná, puderam aproveitar os dias para fazer passeios culturais e aprender mais sobre segurança viária e transporte urbano.
No primeiro dia de visitas, o grupo teve a experiência de visitar o ABC do Trânsito, o Museu do Automóvel e o Museu Ferroviário. Já no segundo dia, visitou a Cinemateca de Curitiba, o Memorial de Segurança no Transporte e o Museu Oscar Niemeyer.
No último dia, elas vivenciaram um City Tour pela Capital Paranaense, onde puderam conhecer as estações do sistema de transporte público “ligeirinho”, o Jardim Botânico e o Teatro da Ópera de Arame.
A professora tutora Patrícia da Silva afirmou que a viagem superou todas as expectativas. “Tudo o que pudemos viver na viagem foi um grande aprendizado. Desde o momento em que saímos do hotel para ir aos eventos, sempre tinha um ensinamento sobre trânsito”.
Ela também disse que o projeto ultrapassou a questão do trânsito. Segundo ela, ele pôde proporcionar, tanto para as estudantes quanto para as professoras, lazer, cultura, valorização e muitos benefícios para a escola.
“Terminei o projeto com o pensamento de que o ensinamento sobre trânsito precisa ser natural nas escolas porque os nossos futuros condutores precisam quebrar o ciclo da imprudência”, completou.
Condutores do Amanhã
Realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Nova Rota do Oeste e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o projeto aconteceu entre junho e novembro deste ano.
O Condutores do Amanhã tem como principal objetivo formar jovens mais conscientes, responsáveis e preparados para o trânsito, ao mesmo tempo em que promove protagonismo juvenil, engajamento comunitário e práticas sustentáveis.
De acordo com a Seduc, cerca de 700 estudantes estiveram envolvidos diretamente, com campanhas educativas, vídeos, hackathons, oficinas práticas e atividades digitais. A metodologia também incluiu simuladores de direção, formações híbridas de professores tutores, provas, redações e campanhas de engajamento comunitário.
Além da capacitação, os melhores estudantes foram premiados com troféus, medalhas, viagem educacional para Curitiba e custeio da primeira habilitação. Os professores e escolas também foram contemplados com incentivos.
A ação, pioneira no estado, tem caráter replicável e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, consolidando-se como um marco na formação de futuros condutores e na promoção da segurança no trânsito em Mato Grosso.