São Paulo
29.09.2025Gremistas promovem ações criativas para engajar escolas nas provas do Saeb em SP
Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica serão aplicadas entre os dias 20 e 31 de outubro deste ano
As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) têm mobilizado estudantes para a participação, no mês de outubro, das provas do Saeb, o Sistema de Avaliação da Educação Básica, diagnóstico e balizador de políticas públicas educacionais e base para o cálculo do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além de incentivar a participação dos estudantes nas provas, essenciais para que a educação paulista seja avaliada a nível nacional, o Saeb será decisivo para a contagem dos valores que as escolas estaduais receberão para o PDDE Grêmio, verba que é destinada à compra de equipamentos e atividades das agremiações estudantis.
Em todo o estado, unidades de ensino utilizaram os valores recebidos neste ano — baseados nas provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em projetos que, atualmente, têm sido utilizados também para o engajamento para a participação na prova. Um desses casos é a Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga, de Piraju. O grêmio estudantil investiu os R$ 23,5 mil recebidos, na aquisição de equipamentos de som instalados nas salas de aula e também em uma mesa de som instalada no espaço administrativo, entre outras compras.
Izabeli de Oliveira Costa, gremista da escola Nhonhô Braga e uma das selecionadas para o intercâmbio do Prontos pro Mundo no primeiro semestre do ano que vem, conta que o novo sistema de som é peça essencial para a preparação para o Saeb deste ano. “É pelo microfone que a gente anuncia, por exemplo, que teremos um aulão de matemática ou de língua portuguesa. Esses avisos sempre acontecem no final de cada aula, para não atrapalhar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos”, avisa.
Com o dinheiro do PDDE Grêmio, os alunos da escola decidiram ainda pela compra de jogos de tabuleiro e já estão à espera dos resultados para o próximo ano. “A gente já pensa em renovar algumas coisas da nossa quadra de esportes”, complementa Izabeli. As metas do Saeb estão claras para toda a escola. São os gremistas que organizaram um painel na escola com lembretes sobre as agendas de preparação para as provas de outubro.
O secretário da Educação, Renato Feder, destaca que os gremistas das escolas que cumprirem suas metas do Ideb no próximo ano poderão, por exemplo, organizar compras para a organização de suas festas de formatura. “A escola Nhonhô Braga é um exemplo do que pode ser feito com a verba do PDDE Grêmio. Esse equipamento pode ser utilizado para o dia da formatura do Ensino Médio e a escola pode utilizar essa verba para contratar um DJ, ou um fotógrafo para registrar essa conquista dos nossos estudantes, no encerramento da educação básica”, diz Feder.
Ações em todo o estado
Ainda na esteira da preparação para o Saeb, unidades regionais de ensino (UREs) como as de Marília, Pirassununga e São Vicente criaram mascotes para engajamento para as provas. Gremistas, professores e mesmo alunos que não integram o grêmio estão produzindo vídeos, músicas, jornais, cartas e folhetos distribuídos para toda a comunidade escolar para que pais e responsáveis também estejam atentos às datas da avaliação nacional e escolas.
Na Escola Estadual Plínio Ferraz, localizada em Bauru, alunos e professores organizam plantões de dúvidas na preparação para as provas. Na unidade regional de ensino de São Joaquim da Barra, escolas criaram painéis em seus muros e paredes com seus placares de atividades preparatórias e metas do Saeb, como é o caso da Escola Estadual Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta e Escola Estadual Marechal Rondon.