Mato Grosso do Sul
04.04.2025Na Escola Estadual Bom Jesus, em Três Lagoas, foi realizada, no dia 28 de março, ação educativa especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, promovendo a reflexão sobre o uso consciente dos recursos hídricos e fortalecendo o protagonismo juvenil. A atividade foi desenvolvida com os estudantes do Ensino Médio, que atuaram como protagonistas, organizando estações temáticas para os colegas do Ensino Fundamental, que participaram como ouvintes.
A ação foi conduzida por meio da metodologia ativa de rotação por estações, que favorece a aprendizagem por meio da experimentação, do movimento e da integração entre as áreas do conhecimento. A organização geral ficou a cargo da professora Fabrícia Lunas, coordenadora da área de Ciências da Natureza, com apoio dos coordenadores Rita de Ávila (Ciências Humanas), Agnaldo Tavares (Matemática) e Sheila Xavier (Linguagens). A atividade contou ainda com o apoio essencial das coordenadoras pedagógicas Joyce Juliete e Elizabeth Fávero, além da colaboração de professores de diversas áreas, que contribuíram para o planejamento, a mediação e a orientação dos alunos ao longo da atividade.
Estações
As estações foram planejadas de forma sequencial, permitindo conexões significativas entre os temas. A estação de Ciências Humanas abordou o uso da água na indústria, no cotidiano doméstico e os diferentes tipos de usinas de geração de energia, além da exposição de livros ilustrativos sobre as bacias hidrográficas do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul.
Na estação de Ciências da Natureza, os estudantes apresentaram o funcionamento de uma usina hidrelétrica por meio de uma maquete virtual em 3D, demonstrando os processos de geração de energia a partir da força da água. Além disso, foi exposto um trabalho de pesquisa científica orientado pela professora Karina Rodrigues, que analisou a qualidade da água e a presença de macroinvertebrados coletados na Segunda Lagoa da cidade de Três Lagoas. As espécies encontradas foram observadas ao microscópio e apresentadas ao público, destacando a importância desses organismos como bioindicadores da qualidade da água.
A estação de Matemática promoveu um estudo das contas de água e luz, com a construção de gráficos no Excel para analisar os padrões de consumo de energia, incentivando uma leitura crítica dos dados. Encerrando o percurso, a estação de Linguagens apresentou telas artísticas produzidas com a técnica do pontilhismo, com imagens e mensagens voltadas à preservação da água.
“A atividade proporcionou um ambiente de troca entre os estudantes, promovendo o trabalho em equipe, o desenvolvimento da oralidade, o pensamento crítico e a valorização do conhecimento construído de forma coletiva. A experiência foi marcada pelo engajamento dos alunos, professores e coordenação, reafirmando o compromisso da escola com uma educação integrada, reflexiva e comprometida com as questões socioambientais”, finaliza diretor Angelo José Marques Ribeiro.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar