Juventude em ação mobiliza saberes, arte e ciência no Dia Mundial da Água na Escola Estadual Bom Jesus

Mato Grosso do Sul

04.04.2025

Na Escola Estadual Bom Jesus, em Três Lagoas, foi realizada, no dia 28 de março, ação educativa especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, promovendo a reflexão sobre o uso consciente dos recursos hídricos e fortalecendo o protagonismo juvenil. A atividade foi desenvolvida com os estudantes do Ensino Médio, que atuaram como protagonistas, organizando estações temáticas para os colegas do Ensino Fundamental, que participaram como ouvintes.

A ação foi conduzida por meio da metodologia ativa de rotação por estações, que favorece a aprendizagem por meio da experimentação, do movimento e da integração entre as áreas do conhecimento. A organização geral ficou a cargo da professora Fabrícia Lunas, coordenadora da área de Ciências da Natureza, com apoio dos coordenadores Rita de Ávila (Ciências Humanas), Agnaldo Tavares (Matemática) e Sheila Xavier (Linguagens). A atividade contou ainda com o apoio essencial das coordenadoras pedagógicas Joyce Juliete e Elizabeth Fávero, além da colaboração de professores de diversas áreas, que contribuíram para o planejamento, a mediação e a orientação dos alunos ao longo da atividade.

Estações

As estações foram planejadas de forma sequencial, permitindo conexões significativas entre os temas. A estação de Ciências Humanas abordou o uso da água na indústria, no cotidiano doméstico e os diferentes tipos de usinas de geração de energia, além da exposição de livros ilustrativos sobre as bacias hidrográficas do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul.

Na estação de Ciências da Natureza, os estudantes apresentaram o funcionamento de uma usina hidrelétrica por meio de uma maquete virtual em 3D, demonstrando os processos de geração de energia a partir da força da água. Além disso, foi exposto um trabalho de pesquisa científica orientado pela professora Karina Rodrigues, que analisou a qualidade da água e a presença de macroinvertebrados coletados na Segunda Lagoa da cidade de Três Lagoas. As espécies encontradas foram observadas ao microscópio e apresentadas ao público, destacando a importância desses organismos como bioindicadores da qualidade da água.

A estação de Matemática promoveu um estudo das contas de água e luz, com a construção de gráficos no Excel para analisar os padrões de consumo de energia, incentivando uma leitura crítica dos dados. Encerrando o percurso, a estação de Linguagens apresentou telas artísticas produzidas com a técnica do pontilhismo, com imagens e mensagens voltadas à preservação da água.

“A atividade proporcionou um ambiente de troca entre os estudantes, promovendo o trabalho em equipe, o desenvolvimento da oralidade, o pensamento crítico e a valorização do conhecimento construído de forma coletiva. A experiência foi marcada pelo engajamento dos alunos, professores e coordenação, reafirmando o compromisso da escola com uma educação integrada, reflexiva e comprometida com as questões socioambientais”, finaliza diretor Angelo José Marques Ribeiro.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar