Live dedicada à inclusão discute desafios e conquistas da comunidade surda em Mato Grosso

Mato Grosso

26.09.2025

Rui Matos | Seduc-MT

No Dia Nacional do Surdo, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez de Mato Grosso (CAS-MT) promoveu, na manhã desta sexta-feira (26.9), a live “Desafios e conquistas da comunidade surda em Mato Grosso”. O evento marcou também a estreia da TV CAS, canal no YouTube que será dedicado a palestras, debates e conteúdos voltados à comunidade surda, com temas como educação, cultura, acessibilidade e inclusão.

Na edição de lançamento, o público acompanhou um bate-papo ao vivo com educadores e professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que destacou avanços e barreiras ainda presentes no dia a dia das pessoas surdas. A interação foi ampliada pelo chat e por um quiz com curiosidades sobre a Libras.

O especial também trouxe quadros sobre a trajetória histórica da comunidade surda no Brasil, passando pela criação das primeiras escolas e pelo reconhecimento oficial da Libras, em 2002, por meio da Lei nº 10.436. Depoimentos de alunos, ex-alunos e servidores surdos deram voz às experiências pessoais e ao significado de ser surdo e se comunicar em Libras.

Para os próximos episódios, a TV CAS-MT já prepara apresentações artísticas em Libras, como poesia, teatro visual e música sinalizada, com a participação de talentos locais.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, elogiou a iniciativa do CAS. Segundo ele, na rede estadual de ensino a inclusão não é tratada apenas como um direito assegurado em lei, mas como uma prática permanente e transformadora da realidade escolar.

“A prioridade da Secretaria de Educação é garantir que cada estudante, independentemente de sua condição ou origem, tenha acesso a um ensino de qualidade e a oportunidades de aprendizado significativas”, completou o secretário.

Para ele, “a TV CAS, assim como outras iniciativas de todos os profissionais da rede que trabalham diretamente com a educação inclusiva, são ferramentas para dar voz e visibilidade à diversidade, valorizando culturas e identidades que enriquecem a educação mato-grossense”.

O secretário reforçou que a Política Pública de Equidade e Diversidade, dentro do projeto EducAção 10 Anos, busca reduzir desigualdades históricas e alcançar todas as populações, incluindo estudantes indígenas, quilombolas, do campo, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação especial.

O CAS integra o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial do Estado de Mato Grosso (Casies/MT), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Além do atendimento à comunidade surda, o Casies atua de forma mais ampla na inclusão de estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação, com ações como produção de material pedagógico para cegos e pessoas com baixa visão, apoio a escolas municipais e privadas e assessoramento pedagógico em diferentes áreas da educação especial.