Tocantins
10.04.2025Propiciar experiências práticas para aprimorar a atuação pedagógica dos professores da rede estadual é objetivo das oficinas da Formação PROFE Líderes Docentes. A capacitação está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Palmas, de 7 e 11 de abril. Mais de 1.400 educadores das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) estão participando.
Com formadores experientes e especialistas de diversas áreas, a formação conta com uma programação diversificada voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas no âmbito dos programas Avança Mais e Aprova Brasil.
O Programa de Correção de Fluxo Avança Mais busca reduzir a distorção idade-série e minimizar déficits de aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais do Estado do Tocantins. Enquanto o Aprova Brasil tem o intuito de fortalecer as competências em leitura e matemática por meio da adoção de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, frisou que a Formação PROFE Líderes Docentes é uma iniciativa do Governo do Tocantins para fortalecer a qualidade da educação do Tocantins, orientando os educadores e apresentando novas metodologias de ensino.
“Estamos em um processo de construção de rede. Há anos as escolas andavam sozinhas, não havia conexão entre as regionais, a interação com as outras escolas, a proximidade com a Seduc. As oficinas têm esse objetivo de pôr a mão na massa, de trazer soluções para serem trabalhadas em sala de aula, para que possamos avançar juntos, corrigindo as distorções idade-série. Esse momento presencial também é essencial para as trocas de experiências, para esse compartilhamento de práticas que fortalecem a educação”, enfatizou Fábio Vaz.
Aprendizagem e valorização
Manoel Francisco Sousa Brandão, professor de matemática da rede há quase três décadas, atualmente lotado no Colégio Estadual Estefânio Teles das Chagas, em Mateiros, na região do Jalapão, relatou a satisfação em participar da formação. “Realmente estou muito feliz e acredito que essa capacitação vai auxiliar na minha atualização profissional. Muitas vezes o aluno não gosta de determinada disciplina, ou não consegue avançar no conteúdo porque ele não entende daquela forma que estamos trabalhando. A partir do momento que o professor usa uma nova abordagem, como essas novas estratégias que estamos tendo contato aqui na formação, o aluno passa a gostar porque ele finalmente está aprendendo e é isso que nos motiva, ver o resultado do nosso trabalho”, contou.
Uma das formadoras da área de linguagens é a professora Arieli Melo, de Campinas, São Paulo. Segundo ela, durante a formação do PROFE Líderes, os professores terão acesso a inovações metodológicas para implementar em sala de aula. “Nesta oficina estamos trabalhando linguagens e suas tecnologias, mostrando para ele como utilizar o material do programa e maneiras de trabalhar os gêneros textuais de forma significativa para os alunos, de acordo com sua realidade social, para que esse aprendizado tenha uma correspondência com a vida do aluno”, explicou.
Recém-concursada, a professora Rejanira dos Santos Sousa, do Colégio Ulisses Guimarães, de Pau D’Arco, enfatiza que os investimentos do Governo do Estado na formação para os servidores da Educação é um grande diferencial da gestão. “Eu venho do estado do Pará e nunca tive essa oportunidade lá. Nestes quase dois anos como concursada no Tocantins, já participei de três formações presenciais e muitas outras na nossa regional. Vemos que o governo realmente se importa com a aprendizagem dos estudantes e investe nos profissionais. Estou muito satisfeita com esse cuidado com o professor e orgulhosa por fazer parte dessa transformação na Educação do Tocantins”, relatou.
Plantão tira-dúvidas
Além das oficinas, palestras e momentos de integração entre os participantes, a Formação PROFE Líderes Docentes oferece aos professores o plantão tira-dúvidas. As técnicas do ensino fundamental, Suzana Fernandes e Eva Diniz, integram a equipe que está de prontidão para sanar os questionamentos dos educadores nos intervalos das oficinas. "O Plantão é o momento para esclarecer as dúvidas sobre os programas, sobre a avaliação, os materiais, o sistema e o que mais for necessário para que eles possam sair daqui mais seguros para atuarem em suas escolas", relatou Suzana.
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins