Pernambuco encerra Jogos da Juventude 2025 com 32 medalhas

Pernambuco

26.09.2025

A delegação pernambucana foi destaque mais uma vez nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília. Ao todo, os atletas conquistaram 32 medalhas em todas as divisões, sendo 06 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze, considerando todas as divisões da competição. As conquistas vieram em diversas modalidades, como natação, ciclismo, esgrima, atletismo, wrestling, tiro com arco, futsal, vôlei de praia, basquete, taekwondo, judô, badminton e handebol. Com esse resultado, Pernambuco alcançou o maior número de medalhas nos jogos, reafirmando sua força no esporte escolar brasileiro.

Entre os destaques, 19 atletas da Rede Estadual garantiram 10 medalhas para o Estado, mostrando talento, dedicação e o potencial do esporte escolar pernambucano. Alicia Assunção conquistou a medalha de ouro no taekwondo e celebrou o resultado com entusiasmo. “Foi uma experiência extremamente positiva. Ver que todo o meu esforço valeu a pena e resultou nessa medalha de ouro foi incrível. Além disso, participar do campeonato em si foi muito importante para o meu crescimento e desenvolvimento como atleta”, destacou.

A estudante Yale Ramos, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Luiz Delgado, conquistou a medalha de bronze na esgrima e compartilhou os desafios enfrentados durante a competição. “Eu sou atleta de pentatlo moderno, ou seja, compito em cinco esportes e um deles é a esgrima. Isso torna a disputa ainda mais difícil, porque enfrento atletas que se dedicam exclusivamente a essa modalidade e têm um volume maior de treino. Como estudante da Rede Estadual, conquistar uma medalha em nível nacional é muito importante, ainda mais em um esporte que não é tão acessível como a esgrima. Para mim, é muito gratificante representar meu Estado, valorizar minha escola e contribuir para o crescimento da esgrima em Pernambuco”, salientou.

“Estar nos Jogos da Juventude é muito mais do que competir: é viver um sonho, sentir a adrenalina e ter a certeza de que cada treino valeu a pena. Ganhar uma medalha representa orgulho, emoção e superação. Representar Pernambuco e a minha escola é um privilégio imenso. Levar as cores do meu Estado e da minha escola no peito me dá ainda mais força para lutar até o fim”, pontuou a estudante Ana Beatriz, da Escola Estadual Padre José Augusto, que conquistou a medalha de prata no badminton.

Já a estudante Maria Thaynara, da Erem Dr. Alexandrino da Rocha, brilhou nos Jogos da Juventude 2025, conquistando duas medalhas: prata na dupla feminina, ao lado de sua parceira Ana Beatriz, e bronze na categoria simples. “A importância dos Jogos da Juventude é enorme, pois nos dá visibilidade e incentiva a continuar na busca por espaço no cenário esportivo. Foi uma experiência incrível participar do meu último Jogos da Juventude, representando meu Estado, minha escola e o badminton. Estou muito feliz com os resultados e levo no coração o privilégio de mostrar que, com esforço e dedicação, sou capaz de chegar onde eu quiser”, ponderou.

O secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, ressaltou a relevância da participação dos estudantes nos Jogos Escolares 2025. “Para a Secretaria de Educação e para o Governo do Estado de Pernambuco é algo muito valioso a gente ter a oportunidade de verificar que os nossos atletas brilharam nos Jogos da Juventude. Com a quantidade de medalhas, nas diversas modalidades, mostra que a gente está no caminho certo e que a gente precisa fomentar ainda mais o esporte educacional. Precisamos levar os estudantes para mais intercâmbios esportivos para que eles tenham a possibilidade de adquirir mais capacidade técnica, além de disponibilizar para eles melhores equipamentos e melhores condições de quadra e de material esportivo”, reforçou.

O secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes, celebrou a classificação de Pernambuco no quadro geral de medalhas, ocupando o 10° lugar. “Essa conquista reforça o compromisso do Governo do Estado em investir no esporte de base e no esporte escolar. Sem dúvida, os resultados vão muito além das medalhas, pois é através do esporte que transformamos vidas. Esse é o nosso compromisso e é por isso que continuaremos lutando por cada oportunidade para os jovens”, afirmou.