Práticas de convivência e socialização: Integração e aprendizado no intervalo escolar em Campo Grande

Mato Grosso do Sul

10.06.2025

Na E.E. Dona Consuelo Muller, o intervalo do almoço deixou de ser apenas um momento de descanso. Com a implantação do projeto Práticas de Convivência e Socialização (PSC), esse período passou a ser uma rica oportunidade de aprendizado, lazer e integração entre os estudantes.

Coordenado por professores especializados, o projeto visa oferecer atividades pedagógicas, culturais e sociais durante os intervalos escolares, com foco na formação integral dos alunos do ensino fundamental e médio em tempo integral.

Entre os principais objetivos do PSC estão o estímulo à convivência saudável, a promoção de hábitos de higiene e alimentação, e o desenvolvimento de habilidades como respeito, cooperação e protagonismo juvenil.

Atualmente, sete professores PSC se revezam diariamente para organizar as atividades, que incluem:

Cinema educativo,

Karaokê,

Sala de Dança,

Jogos intelectuais e esportivos,

Capoeira em parceria com ONG,

Clubes de Protagonismo Estudantil,

Sala de Leitura,

Sala de Descanso,

Gincanas temáticas,

Oficinas de confecção de jogos didáticos.

Cada ambiente é planejado para acolher diferentes perfis de alunos: desde os mais ativos até os que preferem atividades calmas como leitura ou descanso. As salas são climatizadas, organizadas com recursos pedagógicos e supervisionadas por educadores atentos às necessidades dos estudantes.

Tratamento Especial para o 5º Ano

Os alunos do 5º ano contam com atenção especial. A professora Jessica Araújo coordena um espaço exclusivo, com atividades adaptadas à faixa etária, como pula corda, circuito motor, quente ou frio, jogo da velha com bambolês, telefone sem fio e amarelinha. As brincadeiras têm como foco o desenvolvimento da motricidade, atenção, socialização e respeito às regras.

Com esse projeto, a E.E Dona Consuelo Muller reforça seu compromisso com a educação integral e humanizada, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor, criativo e colaborativo. A iniciativa transforma o intervalo em um momento formativo e significativo na rotina dos estudantes.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar