Mato Grosso do Sul
09.04.2025A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio da Coordenadoria-Geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, promoveu a formação em primeiros socorros para profissionais da REE (Rede Estadual de Ensino), em cumprimento à Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas.
O curso foi disponibilizado aos 352 estabelecimentos de ensino da REE, totalizando 3.653 professores e servidores inscritos. Desses, 2.366 necessitavam apenas da renovação da formação, realizada de forma online, por meio da plataforma AVA Saber, entre os dias 18 e 31 de março.
Nesta segunda etapa, nos dias 7 e 8 de abril, foram realizadas as aulas práticas para os 1.287 profissionais que ainda não haviam passado pela capacitação completa. A formação ocorreu simultaneamente em todo o estado, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), com a atuação de 60 instrutores da CGC e do CBMMS.
O Coordenador-Geral de Gerenciamento de Crises, Riscos e Acidentes, Coronel Fraiha, destacou a importância da ação para garantir mais segurança nas escolas. “Essa formação é essencial para que tenhamos, dentro do ambiente escolar, servidores e professores capacitados a prestar primeiros socorros em situações emergenciais. Estão sendo adquiridos kits de primeiros socorros para todos os estabelecimentos de ensino, permitindo a prestação de atendimento de suporte básico de vida para qualquer tipo de urgência e emergência extra-hospitalar. Com a nova estratégia de formação, conseguimos alcançar os 352 estabelecimentos em curto espaço de tempo, e esses profissionais já saem habilitados para atuar imediatamente”, afirmou Fraiha.
A certificação, segundo ele, será emitida assim que o curso for concluído. “Ao final dessa etapa, as escolas serão oficialmente certificadas, garantindo que são ambientes seguros e preparados para situações de emergência, conforme determina a Lei Lucas”, completou.
O professor Kaio Cássio Delmondes Dias, PCPI da EE Maria Constança, que participou da capacitação, também reforçou a importância da iniciativa. “Estamos no dia a dia com os estudantes, e situações emergenciais podem ocorrer a qualquer momento. É fundamental estarmos preparados. Fizemos a parte teórica pelo AVA, e agora aplicamos na prática o que aprendemos. O curso é um complemento valioso que nos deixa mais aptos a agir com segurança e eficiência em casos de emergência”, afirmou.
A formação será ofertada anualmente, ampliando a preparação contínua dos profissionais da educação e fortalecendo o compromisso da SED com a segurança no ambiente escolar.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Foto: Ricardo Agra