Programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas para estudantes e professoras da rede pública

Mato Grosso

25.09.2025

Rayane Alves | Seduc-MT

Meninas do 2º ano do ensino médio e professoras da rede pública estadual podem se inscrever para o exame seletivo do Programa Futuras Cientistas – Módulo Imersão Científica 2026, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no site oficial do programa AQUI.

A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) busca incentivar a participação de mulheres em áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM).

O programa será realizado entre os dias 5 e 30 de janeiro de 2026 e contará com atividades presenciais e remotas em centros de pesquisa, oferecendo uma experiência prática única para estudantes e professoras.

Ao todo, são 470 vagas: 160 para alunas do ensino regular, 160 para estudantes de ensino integral, semi-integral ou técnico, e 150 para docentes da rede pública estadual.

Quem passar no seletivo poderá fazer a inscrição para a imersão até 6 de outubro pelo site do MCTI. Após o módulo, as participantes precisarão entregar um relatório final e realizar uma apresentação oral sobre as atividades desenvolvidas, garantindo assim o certificado de participação.

O edital prevê ainda ações afirmativas: 20% das vagas são reservadas para mulheres pretas, pardas, indígenas e quilombolas, e 5% para mulheres trans ou travestis, mediante autodeclaração no ato da inscrição.

As atividades serão realizadas em formato síncrono (ao vivo) e assíncrono (gravado), com presença obrigatória em ambas modalidades.

Financiado pelo MCTI, o Futuras Cientistas conta com apoio do CNPq, SBPC/PE, Academia Pernambucana de Ciências, Secretarias Estaduais de Educação e do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.