Protagonismo estudantil mobiliza comunidade e impulsiona matrículas 2026

Mato Grosso do Sul

25.11.2025

A escola pública tem papel decisivo na transformação social das periferias e esse olhar tem levado estudantes da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva a liderar uma mobilização para incentivar as matrículas para o ano letivo 2026.

O foco da campanha é fortalecer vínculos com a comunidade estudantil, combater a evasão e ampliar o acesso à educação profissional.

A ação combina conteúdo nas redes sociais com intervenções no bairro Moreninhas, em Campo Grande.

A estratégia de mobilização inclui:

- Conteúdo digital feito por alunos;

- Estudantes como porta-vozes da escola;

- Reforço da identidade escolar acolhedora;

- Valorização da educação profissional pública;

- Visitas em bairros próximos e diálogo com famílias;

A equipe organizadora considera que, “quando os estudantes divulgam a escola, exercem maior cidadania e inclusão”.

O diretor da escola, Eduardo Francisco de Oliveira, ressalta “o orgulho de ver alunos convidando outros para estudarem aqui, ampliando oportunidades dentro da própria comunidade”.

A iniciativa também combate a visão de que a Educação Profissional é uma segunda opção, mostrando que a formação integral pode abrir caminhos reais no futuro dos jovens.

Com reconhecimento da SED como boa prática replicável, a experiência inspira outras escolas da Rede Estadual de Ensino a adotarem estratégias semelhantes.

A escola está com matrículas abertas para todos conhecerem sua proposta de educação integral profissionalizante com laboratórios de tecnologia para projetos diversos, participação em grandes feiras científicas e ambiente acolhedor.

Conheça a EE Waldemir Barros da Silva no Instagram: @eewaldemirbarrosdasilva

 

Gilberto Junior, SED

Foto: arquivo escolar