Secretaria de Educação encerra 1° Encontro Formativo da iniciativa Puxirum dos Saberes no ano de 2026

Amazonas

29.01.2026

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), encerrou, na última quarta-feira (28/01), o 1º Encontro Formativo: Puxirum de Saberes, na capital do estado. A iniciativa, voltada para diretores escolares e equipes técnicas das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação (CDEs e CREs), ocorreu também de maneira online para os 62 municípios no interior, no dia 29 de janeiro.

A formação continuada integra o projeto prioritário do Governo do Amazonas, Trilhas do Saber, e o Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação. A iniciativa Puxirum dos Saberes promoveu, em seus dois anos de existência, o fortalecimento da gestão escolar e o alinhamento pedagógico e técnico das equipes escolares, de acordo com as políticas educacionais da rede estadual.

O tema da formação, neste ano, abordou a Educação Digital e a Proposta Curricular e Pedagógica (PCP) alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os encontros aconteceram nos dias 26 de janeiro, com as CDEs 1 e 2; 27 de janeiro, com as CDEs 3 e 4; 28 de janeiro, com as CDEs 5, 6 e 7.

Para a gerente de formação profissional do Cepan, Francimeire de Lima, os diretores escolares, ao participarem de formações curriculares, se tornam conhecedores das propostas pedagógicas da Secretaria, podendo atuar de forma efetiva dentro das escolas. 

“Esse é o nosso primeiro Puxirum, dentre outros que virão ainda este ano, onde nós trabalharemos, de forma detalhada, as questões pedagógicas e administrativas das nossas escolas estaduais”, afirmou a gerente. 

Diretrizes da ação

O último encontro, realizado no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, contou com a presença de palestrantes, que abordaram temas referentes às práticas pedagógicas para 2026. Entre eles, análise de indicadores, atualização de documentos orientadores e Temas Contemporâneos Transversais (TCTs).

Além disso, durante a formação, foram apresentados os cursos Mais Ensino Médio e de Aperfeiçoamento do Ensino Médio por Área de Conhecimento, iniciativas do Ministério de Educação (MEC) que integram a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM). Ambos podem ser realizados pelos professores, coordenadores e diretores escolares, na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). 

Para a diretora do Ceti Elisa Bessa Freire, Maria do Carmo Araújo, a formação é uma grande oportunidade de adquirir conhecimentos sobre questões que são trabalhadas diariamente nas escolas, sendo um auxílio para os servidores da rede estadual de ensino.

“Por meio do Cepan, existe esse direcionamento, principalmente, com os cursos de Inteligência Artificial (IA), do PCP e até o próprio Planejamento Plurianual (PPP). Em 2025, nós participamos também de algumas formações e elas só fortalecem o trabalho, tanto do diretor, quanto dos professores”, completou a diretora. 

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar