Secretaria de Educação realiza encontro informativo sobre questionário para o Saeb 2025

Amazonas

23.09.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), deu continuidade, nesta terça-feira (23/09), às ações em preparação para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2025). A aplicação do Saeb 2025 será realizada no período de 20 a 31 de outubro, com os estudantes de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. 

Na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, foi a vez dos coordenadores adjuntos, coordenadores distritais, diretores escolares das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e assessores do Núcleo de Inteligência e Gestão (NIG), da Secretaria de Educação, estarem a par das informações para o Saeb 2025. 

Com a realização, pela primeira vez, de um questionário para os familiares e responsáveis dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, os membros do Degesc realizaram um encontro para orientar os presentes a respeito do preenchimento do questionário. 

O objetivo da ação é oferecer uma visão mais abrangente da realidade educacional, contemplando o ambiente familiar dos estudantes, às condições socioeconômicas e a relação da comunidade com a escola, como afirmou a assessora pedagógica do Degesc, Alessandra Medeiros. 

“Por meio desses encontros, a Gerência de Avaliação, Aprendizagem e Desempenho está orientando e reafirmando a importância do preenchimento deste questionário para a avaliação Saeb 2025”, ressaltou a assessora.

Alinhamento e aplicação

Apresentando o questionário como uma ferramenta para coletar informações que contextualizam o resultado obtido nas provas, os palestrantes salientaram aos servidores a necessidade de respostas honestas e atentas para o planejamento de políticas públicas mais eficazes. 

A assessora do NIG, Hellen Brandão, enfatizou como são relevantes encontros como esse para alinhar, de acordo com a necessidade de cada unidade de ensino e da Secretaria de Educação, a realização da avaliação.

“Esse ano nós temos a oportunidade de ter esse conhecimento a mais e de levar para as escolas novas informações, pois surgem muitas dúvidas e, com essas orientações, fica muito mais fácil de contribuir e  agilizar o processo”, completou a assessora. 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar