Secretária Roberta Barreto entrega material didático do ‘Alfabetiza RJ’ em Cachoeiras de Macacu

Rio de Janeiro

07.04.2025

Mais um grande passo para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças no Estado do Rio. Nesta sexta-feira (4/4), a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, fez a entrega do primeiro lote de livros do programa ‘Alfabetiza RJ’ à Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio. O evento foi realizado na Casa da Arte Wellington Lyra – Cawell e contou com a presença de gestores da Seeduc, autoridades locais e uma plateia formada por servidores da Educação e estudantes do Ensino Fundamental do município.

A ação é um desdobramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado entre os governos federal, estadual e municipal. O material didático entregue pela Seeduc será distribuído para 32 escolas municipais, atendendo cerca de 1.800 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A secretária Roberta Barreto destacou a importância do regime de colaboração com os municípios e salientou que o material entregue vai permitir que o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, economize com a compra de livros para poder investir na carreira dos professores ou em outros itens necessários às escolas.

– Sofremos com a responsabilidade fiscal porque estamos hoje no regime de recuperação fiscal. E o regime diz o tempo todo que a gente não pode comprar nada, não pode dar nada pros municípios. Ainda assim, enfrentamos isso e falamos: vamos fazer. Porque a gente acredita que esse estado só vai sair dessa condição de refém se nós emanciparmos essa população, não é isso? Então, é pela educação que nós vamos construir esse portal de transformação – disse a gestora.

Roberta Barreto afirmou ainda que quer que as crianças aprendam mais do que apenas “ler de carreirinha”, já que muitos jovens chegam ao Ensino Médio sem ter ideia do que vão fazer, que carreira vão seguir ou se pretendem continuar os estudos.

– A gente quer uma sociedade mais aguerrida, com mais qualidade, com mais conhecimento, que possa não só ler e interpretar, mas construir caminhos melhores. É isso que a gente deseja – completou a secretária.

De acordo com Rita Manhães, articuladora pela Seeduc do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a entrega cumpriu um dos cinco eixos fundamentais do Compromisso, que é o de infraestrutura física e materiais complementares, visando à recomposição da aprendizagem e ao fortalecimento da alfabetização em todo o estado.

– É um momento de muita alegria, porque poder ver e participar desse marco tão importante para a realização do nosso compromisso é algo que não tem preço. Nossa criança precisa ser respeitada, valorizada e ter seus direitos garantidos – ressaltou Rita.

Lucimar Veiga, articuladora estadual e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), demonstrou confiança ao afirmar que a meta proposta pelo Compromisso Nacional será alcançada, uma vez que muitos profissionais da Educação estão engajados nessa missão. Já o secretário de Educação de Cachoeiras de Macacu, Osório Figueiredo, que também é presidente da Undime, reforçou a importância do regime de colaboração, porque são as crianças que saem ganhando com isso.

– Se o estado estiver ajudando aquela criança da Educação Infantil, ela vai chegar ao Ensino Médio melhor, porque o estado participou do processo. Não dá para ficar só com a educação municipal. Esse é um regime de uma nação – disse Osório.

 Ao fim do evento, acompanhada do subsecretário Executivo, Windson Maciel, da subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, e do superintendente de Desenvolvimento de Pessoas, Diego Ferreira, a secretária Roberta Barreto assistiu a uma apresentação de alunos do Ensino Fundamental. Em seguida, visitou as instalações do Colégio Municipal Alberto Monteiro Barbosa e do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Cachoeiras de Macacu. 

Foto: Ellan Lustosa