Alagoas
29.07.2025A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) marcou presença de destaque no Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (Fija) 2025, realizado no último sábado (26), no Centro de Inovação, em Jaraguá. Representada por seu coordenador de Comunicação, o jornalista Natalício Vieira, a Seduc apresentou sua estratégia digital inovadora na divulgação jornalística, reforçando o papel crucial das redes sociais na comunicação pública e na construção de narrativas institucionais.
Durante sua participação, Natalício Vieira detalhou como a Seduc transformou suas redes sociais, em especial o instagram, em verdadeiras "redações expandidas". "Não somos apenas divulgadores de releases, somos produtores de conteúdo com um olhar jornalístico apurado, adaptando nossa mensagem para cada plataforma e público", afirmou Vieira, destacando a importância de ir além do informativo e usar boas histórias para fortalecer a imagem da educação e aproximá-la das pessoas.
Conteúdos relevantes e equipe multidisciplinar
Na apresentação ele enfatizou ainda que a secretaria reconhece as redes sociais como o principal canal de busca de informações hoje. Para "furar a bolha" e garantir que os serviços e conquistas da educação cheguem aos estudantes, pais, professores e servidores da educação, a Seduc investe em uma produção de conteúdo consistente e relevante.
Um dos carros-chefes dessa estratégia é o quadro semanal "Seduc nas Redes", veiculado no Instagram e apresentado pelo jornalista Henrique Pereira, assessor de comunicação da Seduc. Este programa dinâmico apresenta as principais ações e agendas do órgão, provando que conteúdo de valor, mesmo em formatos mais densos, encontra seu público quando bem produzido. Além disso, a produção de conteúdo é vital para comunicar programas transformadores como o Cartão Escola 10, o Daqui pra o Mundo e o Escola do Coração, iniciativas estratégicas do Governo de Alagoas.
Para sustentar essa robusta produção, a equipe de comunicação da secretaria de acordo com Natalício Vieira é multidisciplinar e dedicada. Ele ressaltou a importância do trabalho em equipe, que conta com publicitária, designers, estagiários de diversas áreas, como relações públicas, além de jornalistas que munem a equipe de redes sociais com informações e conteúdos.
Compromisso com a transparência
A efetividade da estratégia digital da Seduc se reflete em resultados concretos. No mês de junho, o perfil do órgão no instagram alcançou mais de 2 milhões de visualizações e impactou mais de 135 mil contas. A força da comunidade de seguidores é notável, com 88,5% das interações vindo de usuários fiéis, enquanto 11,5% de não-seguidores indicando a expansão contínua do alcance. Tudo isso com uma média de 190 publicações no mês.
A gestão ainda implementou o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nos comentários das publicações, respondendo a cada interação e tirando dúvidas, fortalecendo a transparência e a proximidade com o público. “O monitoramento diário de comentários e mensagens é fundamental para entender as necessidades dos cidadãos, e a nossa equipe está sempre atenta às tendências das redes para adaptar a linguagem, mantendo sempre o alinhamento com os valores da Seduc”, explicou Vieira.
Desafios e o futuro do Jornalismo Público
Apesar dos avanços, a Seduc enfrenta desafios diários, como o imenso volume de eventos e informações geradas por uma vasta rede de ensino, a dinamicidade dos algoritmos das redes sociais e a necessidade de comunicar de forma inovadora programas massivos como o Escola do Coração. Natalício Vieira também destacou a busca por expandir o atendimento direto para o direct do instagram, um canal cada vez mais procurado pelos cidadãos.
No entanto, o maior compromisso da equipe, especialmente como órgão público e jornalistas, é com a veracidade das informações. “Em um ambiente propenso a fake news, a apuração e checagem rigorosa são inegociáveis, garantindo que cada dado publicado seja preciso e confiável, reforçando o compromisso da Seduc com o jornalismo público”, destacou Vieira.
O jornalista concluiu sua apresentação reafirmando que a produção de conteúdo digital com abordagem jornalística não é um luxo, mas uma necessidade estratégica para órgãos públicos. "Ela nos permite não só divulgar nossas ações, mas construir narrativas poderosas, humanizar a educação, prestar serviço público de forma eficiente e, acima de tudo, criar uma conexão genuína com a sociedade", finalizou.
Manuella Nobre / Ascom Seduc/Fotos de Orlando Costa / Fija