Seduc finaliza primeira etapa da formação para professores de Educação Física da rede estadual

Tocantins

14.04.2025

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), finaliza nesta terça-feira, 15, a primeira etapa da Formação PROFE Líderes Docentes para professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental, com o objetivo de incentivar a autonomia e a proatividade, além de promover a troca de experiências entre os profissionais.

Os encontros tiveram início na última segunda-feira, 7, distribuídos em três polos, começando pela Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi, com as regiões do Sul e Sudeste. Em seguida, a SRE de Araguaína foi o polo da região norte, e finalizando agora com as SREs da região central, no polo de Palmas. 

A superintendente de educação científica, tecnológica e profissional, Anice Moura, pontua a importância dos profissionais participarem da formação. “Essa formação visa trabalhar não só o material que eles têm em mãos como suporte, mas também diversificar a prática com sugestões pedagógicas de como trabalhar esse componente curricular que é tão querido pelos nossos estudantes de uma maneira mais prática, mais lúdica e pedagógica”. 

O professor formador Tarcilio Rocha, de Fortaleza, Ceará, revela que é muito enriquecedor esses encontros com outros professores da área. “É um momento prazeroso de estar trabalhando, porque a gente se fortalece como profissional de educação física, sabendo que o esporte educacional é ludicidade, inclusivo, além de que a gente aprende muito com cada município que vamos. Serão quatro formações esse ano, nessa primeira falamos sobre brincadeiras, jogos, ginástica, trabalhamos também danças urbanas e esportes coletivos”.

Para a professora de Educação Física do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade I, Leise Amaral, as formações valorizam o profissional. “Nessas formações podemos colocar nossas experiências, aprender mais com o outro e também relembrar as atividades, é sempre bom reciclar. Espero que as formações continuem vindo e com mais frequência, com mais atividades práticas, oficinas. Nossa classe é um pouco deixada de lado, então eu acredito que esses eventos contribuem muito e faz o profissional se sentir valorizado”.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins