Ceará
12.12.2025
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizou, na última quinta-feira (11), o Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação Infantil com Qualidade e Equidade. A iniciativa teve como foco principal o fortalecimento das ações voltadas ao aprimoramento das práticas pedagógicas na primeira infância, oferecendo subsídios para o planejamento da jornada pedagógica nos municípios cearenses.
O encontro reuniu um público diverso e estratégico, composto pelos coordenadores municipais de Educação Infantil dos 184 municípios do estado, além de orientadores, gerentes das Células de Cooperação com os Municípios e articuladores regionais do Programa Mais Infância. A organização ficou sob responsabilidade da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps).
A programação incluiu a palestra magna “Fortalecer a Primeira Infância para Avançar na Educação”, ministrada pela professora Maria Beatriz Martins Linhares, pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI – FAPESP/FMCSV). Em seguida, a pesquisadora Gilvani Pereira Grangeiro, consultora na área, apresentou reflexões sobre Parentalidade Positiva como estratégia para fortalecer os vínculos entre escola e família.
O seminário contou, ainda, com exposições sobre o planejamento da educação infantil baseado em evidências e sobre as ações estratégicas voltadas à primeira infância, reforçando o compromisso da Seduc com uma educação inclusiva, consistente e alinhada às necessidades reais das crianças cearenses.
A secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, reforça que o seminário se consolidou como espaço de troca e de qualificação contínua das práticas voltadas à primeira infância.
“O evento tem o propósito de qualificar cada vez mais o trabalho desenvolvido e de abrir espaço para que os municípios apresentem suas experiências. Buscamos aprimorar as ações na Educação Infantil, uma etapa fundamental no início da caminhada das nossas crianças, para que vivenciem aprendizagens significativas e alcancem um desenvolvimento integral e integrado. Assim, asseguramos que sigam pela Educação Básica com condições reais de sucesso”, aponta.
Representando o município de Hidrolândia, Cristiane Magalhães destaca o valor das discussões promovidas no evento, ressaltando que a programação fortalece o compromisso dos municípios com uma educação justa e equilibrada.
“Este momento é muito significativo para a Educação Infantil em todos os municípios. Discutir qualidade e equidade nos ajuda a compreender a importância de garantir uma educação realmente para todos, com oportunidades equilibradas. As reflexões trazidas aqui são valiosas e contribuem diretamente para o desenvolvimento integral das crianças. Voltamos aos nossos municípios levando novos aprendizados e a certeza de que podemos fortalecer ainda mais esse trabalho”, considera.
Também presente no seminário, o gerente regional do Mais Paic na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 15, João Gláucio Mota, evidencia o papel central da Educação Infantil para o percurso educacional das crianças. O profissional defende que o acompanhamento estruturado desde os primeiros anos faz a diferença ao longo de toda a trajetória escolar.
“A Educação Infantil é fundamental para que possamos acompanhar, desde os primeiros passos, o desenvolvimento integral das crianças. Quando esse cuidado acontece de forma efetiva, elas tendem a vivenciar um Ensino Fundamental pleno e alcançar um Ensino Médio igualmente satisfatório. Esse acompanhamento é indispensável, e o regime de colaboração que o Ceará consolidou fortalece ainda mais as nossas redes de ensino”, avalia.