Seminário aborda protagonismo das mulheres na Educação

Amazonas

04.04.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), realizou, o 1º Seminário sobre Diversidade de Gênero na Educação Básica, com o tema “Mulheridades - diversidade, protagonismo e emancipação”. O evento aconteceu no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na zona sul de Manaus, e teve como público alvo servidoras da sede da Secretaria de Educação e das Coordenadorias Distritais de Educação.

O objetivo do seminário é promover a igualdade de gênero, raça e orientação sexual, tratando sobre o respeito à diversidade, a construção de uma sociedade sem disparidade de gênero e o acesso igualitário a todos os níveis de educação e formação profissional. Assim, a Secretaria de Educação e suas escolas devem propiciar condições para a construção de uma sociedade equitativa. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (03/04). 

“É o primeiro de muitos seminários dentro da Gerência da Diversidade e da Coordenação de Direitos Humanos, uma coordenação nova. Hoje a gente traz palestras voltadas para essa temática, de orientação, para os nossos gestores e coordenadores distritais e regionais”, ressaltou a gerente da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes.

Para o diretor do DPDI, Rafael Ferreira, é importante que as principais vozes do seminário sejam as das mulheres. Retratando temas como emancipação feminina, direitos humanos e diversidade, direito ao uso do nome social e representatividade da mulher negra, o evento marca o compromisso da Secretaria de Educação com espaços de escuta e diálogo.

“O nosso objetivo com o seminário é levar para a nossa comunidade escolar como devem ser trabalhadas as questões de diversidade de gênero nas nossas escolas, como abordar a questão de gênero, sexualidade, orientação sexual e como valorizar as mulheres dentro da nossa sociedade”, afirmou o diretor.

 

 

A palestra principal do seminário foi apresentada pela Profª Dra. Lidiany Cavalcante, tratando sobre a diversidade feminina e os direitos das mulheres. Logo após, um painel sobre as Políticas Educacionais no âmbito da Secretaria de Educação foi apresentado, abordando os direitos humanos, a representatividade e o protagonismo da mulher negra, e o direito ao uso do nome social.

 

“É um tema desafiador, vai muito além daquilo que a gente conhece por gênero masculino e feminino, mas a ideia é abordar diversidade humana, sobretudo a diversidade de mulheres no âmbito da nossa sociedade, e depois compreender como a gente trata tudo isso dentro da educação”, destacou a palestrante Lidiany Cavalcante.

 

 

TEXTO: Maria Eloá

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar